top of page

Ueap promove debate sobre direitos humanos com foco em crianças e adolescentes, em Macapá

Jolinda Martel


DIREITOS HUMANOS

O seminário abordará os direitos humanos, como o direito à educação, à saúde e a políticas de lazer para crianças e adolescentes amapaenses


A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) promoverá, nos dias 17 e 18 de outubro, o Seminário de Atendimento Socioeducativo e o Seminário dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Serão discutidos a avaliação e a revisão dos planos, sendo um voltado para os direitos das crianças e adolescentes, e o outro para as medidas socioeducativas com foco nessas faixas etárias. A professora da Ueap, Leslie Jovana, falou sobre as ações que ocorrerão durante o evento.


“A Ueap está participando da revisão desses planos, não apenas no seminário, mas também na coleta de dados e na escuta de crianças e adolescentes, que são o foco das ações desse plano nacional. Além da nossa participação, também estamos envolvidos com a unidade de extensão, onde alunos dos cursos de Pedagogia e Filosofia estão contribuindo. Os acadêmicos participam das discussões e também da escuta nessas coletas de dados, que são essenciais para a avaliação e revisão dos planos”, afirmou Leslie.

Os eventos englobam palestras, debates e grupos de trabalho que promoverão o diálogo e a troca de experiências entre acadêmicos, profissionais da área, representantes de instituições governamentais e não governamentais, além da sociedade civil. Os debates contribuirão para a pesquisa acadêmica, especialmente nas áreas de direitos humanos e educação. O professor Vitor Nery, pesquisador responsável pelas escutas com crianças e adolescentes, explicou o que será apresentado nos dois dias de seminário na Ueap.


“Na quinta-feira, teremos o seminário de revisão e avaliação do Plano Nacional do Sistema Socioeducativo (Sinase), e na sexta-feira será a apresentação das escutas com crianças e adolescentes, no seminário de revisão e avaliação do Plano Nacional de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Na quinta-feira, vamos apresentar as escutas realizadas com adolescentes de Macapá que estão cumprindo medidas socioeducativas no SESEM, além de dados sobre crianças em medidas no meio aberto, como as que estão em abrigos. Na sexta-feira, apresentaremos dados de crianças e adolescentes de contextos ribeirinho, urbano e indígena. Essas informações, coletadas diretamente das crianças, serão cruzadas com dados estatísticos fornecidos pelos órgãos governamentais federal, estadual e municipal, para avaliarmos o cumprimento das metas dos últimos 10 anos e pensarmos na melhoria dos serviços de assistência para o próximo plano”, concluiu Vitor Nery.

As inscrições já se encerraram e o evento é voltado principalmente para a sociedade civil e instituições que atuam com crianças e adolescentes. Entretanto, aqueles que não se inscreveram previamente poderão fazê-lo no momento do credenciamento, nos dias 17 ou 18. Os encontros integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e são parte das ações do Ministério dos Direitos Humanos. Ambos ocorrerão no auditório do Campus I, das 8h30 às 17h30.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page