UBM Amapá promove debate sobre os desafios das mulheres na política e nos espaços de poder
- Jolinda Ferreira
- 25 de mar.
- 2 min de leitura
Edy Wilson

A União Brasileira de Mulheres (UBM/Amapá) realiza, nesta sexta-feira (28), às 14h, a roda de conversa "Mulher – Lutas, Avanços e Desafios", no auditório da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O evento faz parte da programação do Mês da Mulher e tem como objetivo discutir a presença feminina na política e em espaços de poder.
Sandra Cardoso, atual presidente da UBM no Estado, ressaltou que o encontro pretende fortalecer o protagonismo das mulheres.
"Olá, sou Sandra Cardoso presidenta da União Brasileira de Mulheres do Amapá, passando aqui para convidar você mulher à participar da nossa Roda de Conversa, na sexta-feira, dia 28, no auditório da Unifap. Onde iremos discutir nossas lutas, nossos avanços, nossas conquistas e também fortalecer o protagonismo das mulheres e avançar juntas na garantia dos nossos direitos. Iremos debater ainda a participação da mulher na política, hoje as mulheres ocupam cerca de 15% apenas dos parlamentos municipais, estaduais e da bancada federal. Então, esse momento será fundamental para discutirmos as nossas lutas, nossos avanços, nossas conquistas e o que queremos também", completou Sandra Cardoso.
A programação inclui palestras com especialistas e lideranças femininas, abordando temas como violência de gênero, desafios enfrentados por mulheres indígenas, trajetória do voto feminino e os avanços e dificuldades da luta feminina na Amazônia.
As inscrições ocorrerão de maneira presencial no local do evento. Para mais informações, os interessados podem ligar para o telefone: 9 9111-3286.
Programação de palestras:
1- Sandra Cardoso (presidenta da UBM Amapá) – Panorama da luta feminina na Amazônia
2- Vivian Bandeira (secretária-geral da CTB) – Da conquista do voto feminino à luta por emancipação e justiça social
3- Laís Alves (vice-presidenta da Unegro Amapá) – Os desafios das mulheres jovens nos espaços de decisão (trabalho, política e educação)
4- Paula Bastone (professora da Unifap) – Avanços e desafios das mulheres na atualidade
5- Cristina Almeida (ex-deputada estadual) – Mulher na política
6- Fler Duarte (vereadora suplente) – Violência de gênero
7- Cláudia Flor D’Maria – Os desafios enfrentados pelas mulheres indígenas no contexto urbano
8- Marília Moura (presidenta da UBM Laranja do Jari) – Violência no contexto municipal
9- Mary Cruz (Levante Feminista Amapá) – A importância da união entre os movimentos feministas
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments