Janete Carvalho
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realizou nesta quarta-feira (18), o lançamento oficial da ferramenta Datacor, trata-se de um painel totalmente automatizado que torna possível o acompanhamento da produtividade das atividades do 1º grau de jurisdição em tempo real.
Essa ferramenta concentrará, num só lugar, todos os dados referentes à Justiça de primeira instância do Amapá, a prática de seu uso será direcionada a magistrados e servidores da instituição.
O desembargador e corregedor geral do TJAP Jaime Ferreira ressaltou o potencial da ferramenta que traz um retrato completo das unidades judiciais.
“Ao interpretar todos os parâmetros de inteligência do sistema, ele traz um retrato completo de uma unidade judicial, então nós temos que divulgá-lo e colocá-lo para o trabalho dos magistrados e dos nossos servidores de maneira que eles terão uma visão completa do seu acervo, verão por inteiro a sua unidade e poderão melhor gerir o andamento processual e com isso reduzir prazos de entrega de justiça”.
Jaime Ferreira falou ainda da importância do sistema para a sociedade tanto nos os processos que são prioridades voltados para idosos e crianças.
“É entregar a nossa instituição aos magistrados, o juiz, uma forma de enxergar e não haver mais vácuo nos processos, que eles enxerguem todos os processos, os seus andamentos, as prioridades, por exemplo, o processo de idosos, terão prioridade nesse sistema, ele vai mostrar dia a dia isso para os magistrados e servidores para que eles possam dividir o andamento. Os processos de crianças, aqueles que têm, de fato, preferência legal, andarão sempre avante e nós poderemos monitorar o maior precisão do andamento processual”.
A ferramenta foi emitida através de um acordo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Piauí, atualmente o Tjap dispõe de dois sistemas para execução dos processos como PJE e o Tucujuris.
Comments