top of page
Buscar

Tribunal de Contas do Amapá homenageia jornalistas e discute combate à desinformação

  • svioalmd4
  • 7 de abr.
  • 3 min de leitura

Edy Wilson Silva


CAFÉ DA MANHÃ

O encontro destacou o papel essencial da imprensa na construção de uma sociedade informada e democrática, reunindo profissionais da comunicação, autoridades e influenciadores
O encontro destacou o papel essencial da imprensa na construção de uma sociedade informada e democrática, reunindo profissionais da comunicação, autoridades e influenciadores

Na manhã desta segunda-feira, 7 de abril, o Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) celebrou o Dia do Jornalista com um café da manhã especial no auditório do Anexo I, no centro de Macapá. O encontro reuniu jornalistas, influenciadores digitais, autoridades e especialistas em comunicação pública, destacando a importância da imprensa na construção de uma sociedade mais informada e democrática.


Com o tema “7 de abril – Dia do Jornalista: Contra a Fake News, a verdade sempre prevalece”, a programação promoveu reflexões sobre o papel da imprensa no fortalecimento das instituições públicas e no enfrentamento à desinformação.


Durante o evento, o presidente do TCE/AP, conselheiro Reginaldo Ennes, falou a respeito do trabalho da comunicação como ferramenta para o desenvolvimento do Estado.


“Parabéns a todos os jornalistas. Hoje é um dia muito especial também para o Tribunal de Contas, visto que a comunicação auxilia todos os poderes, auxilia o estado a se desenvolver. Nós precisamos combater o Fake News, precisamos combater as notícias falsas, e precisamos ter um corpo cada vez mais forte de jornalistas no Estado e, para isso, estamos debatendo uma política pública de comunicação no Amapá. Essa também é a nossa função: estarmos juntos, desenvolvendo essa política para que tenhamos um estado cada vez mais forte, cada vez mais próspero, e a comunicação é essencial, é fundamental".

A secretária de Estado da Comunicação, jornalista Ana Girlene, também participou do evento e destacou a profissão do jornalista, especialmente em tempos de excesso de informações falsas.


“Parabenizo a todos que, igual a mim, escolheram essa profissão, que a gente se comprometeu com ela e que, em tempos de fake news, em tempos de desinformação e de muita pressa da sociedade em consumir informações de todos os tipos, o recado que deixo é reforçar o nosso compromisso diante desse desafio: de separar o joio do trigo, de trazer a informação com responsabilidade, com aquele compromisso de levar a apuração em primeiro lugar, para que o cidadão que consome o nosso trabalho tenha, no final do dia, a certeza de que o conteúdo que leu, que escutou e que viu foi mediado por profissionais comprometidos com a ética e com a verdade".

Representando a Coordenação de Comunicação Institucional do TCE/AP, a jornalista Ilziane Launé falou sobre o objetivo do evento.


“Hoje, Dia do Jornalista, é dia de celebração, dia de discussão, de debate onde falamos de algo que nos afeta diretamente no dia a dia que é o combate à desinformação. Então, hoje a gente tem esse trabalho do Tribunal de Contas que reuniu, além de jornalistas, influenciadores, as Secretarias de Comunicação dos Estados do Amapá, Rio de Janeiro e Rondônia, e também colegas universitários, que são o futuro da comunicação".

Um dos destaques do encontro foi a apresentação de uma proposta de Nota Recomendatória, que deverá ser adotada pelo TCE/AP com foco na criação de políticas públicas de comunicação, fortalecendo a informação oficial, o combate às fake news e a transparência institucional.


A jornalista Rosângela Aparecida da Silva, vice-presidente do Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, foi uma das palestrantes do evento. Ela ressaltou que o avanço da informação, a chegada da inteligência artificial e o fortalecimento das ações de combate à desinformação foram amplamente debatidos no encontro. Segundo Rosângela, o Conselho Nacional tem desempenhado um papel essencial nesse processo, promovendo estratégias de comunicação pública em todo o país. Para ela, participar do evento foi fundamental para a troca de experiências entre os estados e para o aprimoramento da comunicação governamental de forma coletiva e eficiente.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page