Treinamento em biópsia bucal para fortalecer diagnóstico é ofertado pelo Governo do Estado à dentistas da Unidades Básicas
- svioalmd4
- 31 de mar.
- 2 min de leitura
Marcelo Guido

A ideia é auxiliar na construção de uma rede de diagnóstico e tratamento do câncer de boca, cabeça e pescoço.
O Governo do Amapá promoveu, na segunda-feira, 31, um curso teórico-prático de biópsia bucal voltado para dentistas da atenção primária dos 16 municípios. A iniciativa foi organizada pela Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e integra o planejamento de Educação Permanente da área.
Daniel Moraes, coordenador de Saúde Bucal da Sesa e responsável pela ação, contou sobre suas expectativas em relação ao treinamento.
“A expectativa é reunir os profissionais da atenção primária, que são cirurgiões-dentistas atuando nos 16 municípios do estado. A capacitação é justamente para fazer a orientação de forma teórica e prática das biópsias. Então, é uma possibilidade de os profissionais realizarem as biópsias nos próprios municípios de origem, nos municípios em que atuam. E nós temos os principais objetivos do curso, que são, primeiro, o fortalecimento da rede de atenção em saúde bucal através da capacitação profissional e a qualificação da detecção precoce do câncer de boca em todo o estado do Amapá. Dessa forma, sempre trabalhando em prol de um diagnóstico mais preciso e rápido, para que tenhamos sucesso e o tratamento inicie o quanto antes, aumentando suas taxas de sucesso”, contou.
Moraes explicou ainda que a especialização está inserida na Coordenação Estadual de Saúde Bucal e que esse tipo de trabalho já está sendo realizado desde 2023.
“O curso está inserido em um dos eixos de desenvolvimento da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, que é a educação permanente em saúde. Então, é um trabalho que já vem sendo realizado desde 2023, mas está sendo intensificado. E para esse tema, que é o câncer de boca e as biópsias, já estamos fazendo acompanhamento mensal através do aplicativo ‘Tela Estômato’. Temos reuniões mensais com uma consultora especialista na área e, mais ou menos, esse grupo de profissionais que estão aqui hoje já participa dessas reuniões, que são a distância. Nesses cursos, são tratados aspectos gerais do câncer de boca, aspectos de coleta de peça para biópsia, armazenamento, fluxo do atendimento, como esse paciente deve caminhar dentro da rede de atenção à saúde bucal, para que seja atendido de forma resolutiva, com sucesso no tratamento, especialmente quando falamos de lesões com diagnóstico de malignidade”, informou.
Na ocasião, os profissionais foram instruídos sobre como manusear o aplicativo "Tele-estomatologia Amapá", criado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que facilita o acesso imediato a serviços como consultas, exames e acompanhamento à distância dos pacientes.
O curso realizado na segunda-feira foi ministrado pelos especialistas em cirurgia e traumatologia da rede pública estadual, Moisés Pereira dos Santos e Paulo Sérgio da Silva Pereira.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments