top of page

TRE-AP realiza cerimônia de lacração e carga das urnas eletrônicas da 2ª Zona Eleitoral

Marcelo Guido


TRE-AP

As urnas eletrônicas preparadas serão utilizadas na zona sul de Macapá e no Distrito do Bailique


A cerimônia aconteceu na última terça-feira, 24, na sede da instituição, com a presença de autoridades e da imprensa.


A carga das urnas consiste na inserção dos dados das mídias de votação no equipamento, contendo informações sobre as seções eleitorais, candidatos aos cargos de vereador e prefeito, e dos eleitores habilitados para votar no pleito.


O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carmo Antônio, falou sobre a ação que visa manter a segurança das urnas para as eleições municipais e sobre como é realizado o processo eleitoral.


"O processo eleitoral é extremamente complexo. Eu sempre digo que nós passamos dois anos preparando as eleições, e agora estamos, efetivamente, na reta final. O que isso significa? Significa que geramos as mídias. O processo é muito curioso. Primeiro, definimos quem são os eleitores. Depois, definimos quem são os candidatos. Em seguida, geramos as mídias, ou seja, inserimos todas essas informações em uma mídia. Depois, colocamos as mídias nas urnas. Essa é a última etapa desse processo. Então, hoje estamos carregando as urnas. Começamos pela capital, segunda zona e décima. Iniciamos hoje pela segunda. Depois, daremos sequência para a décima zona e, em seguida, para o interior. Todas as urnas receberão carga para que sejam encaminhadas à capital, até a zona eleitoral — 12ª e 12ª em Macapá — e as demais no interior", explicou.

As urnas eletrônicas preparadas serão utilizadas na zona sul de Macapá e no Distrito do Bailique no 1º turno das Eleições Municipais 2024, marcado para o dia 6 de outubro.



Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page