Janete Carvalho

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) lançou, nesta quinta-feira (20), a assistente virtual "ChatBot Juci", uma ferramenta tecnológica que vai aprimorar a prestação jurisdicional e facilitar o acesso do cidadão à justiça. A tecnologia foi desenvolvida por residentes tecnológicos da instituição, acadêmicos de Ciências da Computação da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Katlen Silva, uma das idealizadoras do projeto, explica que o ChatBot "Juci" foi projetado para se tornar uma assistente virtual eficiente no Portal do TJAP.
“A gente viu essa necessidade de ter uma assistente virtual que ficasse no portal do TJAP e que pudesse facilitar um pouco o acesso a informações, então, a gente tem o TJAP, a gente tem uma área para consultar processos, para buscar endereços de comarcas, etc. Então, com a assistente virtual, um formato de chatbot, a gente buscou facilitar essa busca de informação. Além da consulta de processos, que também é uma coisa que a gente implementou, e a gente tem também o chat por texto e o chat por áudio, que a gente vai lançar também.”
Adão Carvalho, presidente do TJAP, ressaltou que o projeto é inovador na área do direito e no Tribunal de Justiça. O lançamento marca um avanço tecnológico no Poder Judiciário amapaense.
“O lançamento desse chatbot, hoje chamado JUCI, em homenagem ao nosso funcionário, traz uma tecnologia que é pré-colonizada pelo CNJ, totalmente regionalizada, uma ferramenta que será muito útil a todos os operadores de direito. São estudantes da UNIFAP, na Faculdade de TI, que estão aqui conosco desde o ano passado, em um convênio firmado com a UNIFAP. São 10 ao todo, eles estudam e têm uma bolsa aqui em convênio para colocar em prática as teorias que eles estudam na faculdade, e aqui eles estão colaborando e plantando essas ferramentas que hoje estão sendo entregues à sociedade de um modo geral, totalmente desenvolvidas por eles.”
Ao todo, 10 acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Unifap foram contratados pelo TJAP para trabalharem como residentes tecnológicos por meio do projeto "Implementação de Laboratório de Desenvolvimento de Software Aplicado ao Poder Judiciário", e criaram a ferramenta tecnológica.
A assistente virtual Juci foi inserida no portal do TJAP para responder perguntas e informar de maneira simplificada, melhorar a navegação no portal e proporcionar uma experiência do usuário mais eficiente.
A escolha do nome do chat se deu pelo reconhecimento e valorização da servidora JuciCleia Maria Meire de Castro, conhecida como Juci, que foi a primeira mulher programadora do Judiciário Amapaense, tendo dedicado mais de 30 anos de serviço à sociedade através do TJAP.
Comments