Pérola Pedrosa

O Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) realizou, na noite de terça-feira, 25, a cerimônia de posse da nova diretoria, que agora conta com os desembargadores Jayme Ferreira, que assume como presidente; Carlos Tork, como vice-presidente; e João Lages, que assume a Corregedoria-Geral do Tjap para o período de 2025-2027. A nova gestão foi eleita em novembro de 2024, durante sessão do Pleno Administrativo.
Em discurso, o desembargador Adão Carvalho, que deixa a função de presidente, destacou que buscou, em sua gestão, reforçar o compromisso do Tjap com o fortalecimento das instituições judiciárias no estado e a manutenção de um bom convívio com outros órgãos.
“O legislativo foi marcado pelo verdadeiro exercício e sua plenitude da soberania do Estado Democrático do Regimento, pois sempre ocorreu um clima de respeito, ordinalidade, harmonia e independência. De igual modo, também se pode exaltar o relacionamento e a convivência democrática e saudável com os demais órgãos, componentes do sistema de justiça. Entre 2023 e 2025, percorremos um caminho de desafios, mas também de muitas conquistas. Sempre com foco em fortalecer nossa missão de proporcionar uma justiça acessível, eficiente, inclusiva e essencial. Nosso trabalho foi pautado em uma busca incessante pela transparência, pela eficiência no uso dos recursos públicos e, sobretudo, pelo compromisso de promover uma justiça mais inclusiva e comprometida com o bem-estar de todos. Fomos guiados por valores que nos impulsionaram a superar obstáculos.”
O atual presidente, desembargador Jayme Ferreira, é natural de São Paulo. Chegou ao estado na década de 1990, após ser aprovado no 1º Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP). Em seu discurso, agradeceu à família, aos amigos, aos colegas de profissão e a todos que prestigiaram a posse.
“E cada um dos senhores e senhoras, com suas respectivas funções, representa a solidez e a integridade do poder judiciário. Sua presença, seja física ou virtual, reforça os laços de respeito e cooperação entre nossas coisas e nos inspira a seguir na missão de entregar uma justiça cada vez mais acessível e eficiente. Aos que puderam comparecer pessoalmente, minha gratidão por estarem aqui compartilhando este momento histórico. Aos que nos acompanham virtualmente, sintam-se acolhidos e homenageados por sua participação, é prova do compromisso com a magistratura e a amizade que nos obriga.”
O governador do Estado, Clécio Luís, compôs a mesa da posse e ressaltou o caráter acolhedor do Amapá, além de destacar a nova diretoria do Tjap.
“O Amapá é o Estado mais acolhedor do Brasil. E hoje, acolhe e reconhece como presidente, mais um magistrado de fora. E há também, nessa nova composição da direção do Tribunal da Justiça, algo muito importante. Um deles é da magistratura, do primeiro concurso, João Lages. O vice-presidente é da advocacia, Carlos Tork, advogado de carreira, militante, com ofício, com profissão, sempre foi assim, antes de virar um magistrado, agora é o vice-presidente. E doutor Jayme, como presidente, vem do Ministério Público. Então tem um triunvirato completo e que eu tenho certeza que ajudará muito o Amapá nesse momento e nesse ambiente que vivemos.”
Na cerimônia de posse, várias autoridades estiveram presentes, além dos representantes do Judiciário, como a procuradora-geral de Justiça do Conselho Nacional do Ministério Público e Ouvidoria Nacional, Ivana Cei. Também marcaram presença representantes do Legislativo, como a presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), Alliny Serrão, além dos senadores da República Lucas Barreto e Randolfe Rodrigues.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments