top of page
720X450.gif
Buscar

Tema de TCC homenageia aparelhagens genuinamente amapaenses e obtém nota máxima na apresentação

  • perolapedrosa7
  • 3 de nov.
  • 2 min de leitura

Juliana Fernandes

TCC APARELHAGEM
Os acadêmicos Nilson Figueiredo e Lídia Patrícia ( de verde e preto escrito Trepidante) levaram 10 na apresentação do TCC do curso de Licenciatura em Teatro, trazendo a cultura da Aparelhagem como tema
Os acadêmicos Nilson Figueiredo e Lídia Patrícia ( de verde e preto escrito Trepidante) levaram 10 na apresentação do TCC do curso de Licenciatura em Teatro, trazendo a cultura da Aparelhagem como tema

Pela primeira vez, movimento de aparelhagens amapaenses vira tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A pesquisa, que tirou a nota máxima na apresentação, foi idealizada por dois alunos do curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).


As aparelhagens são grandes estruturas de som e luz para festas que têm como estilo musical o melody, o tecnomelody e o tecnobrega, fenômeno cultural e popular da região Norte do Brasil. No Amapá, existem nove aparelhagens, são elas: Amazonia Fusion+, Trepidante, Luxuoso Hipper Som, Mega Gibson, Som Tropical, Matrix Revolution, Tranzamérica, Croco Live e Mega Pressão 360.


A escolha do tema que homenageou a aparelhagem “Trepidande”, surgiu de um amor em comum de dois jovens apaixonados pela cultura da sua região. Nilson Figueiredo e Lídia Patrícia esbanjam entusiasmo e amor quando falam do trabalho que fizeram juntos.

“Desde muito novinha eu sou frequentadora de festa de aparelhagem e quando o meu professor sugeriu que o nosso tema de pesquisa pudesse ser um tema que a gente fosse extremamente apaixonado — porque nós iríamos nos debruçar muitas vezes sobre esse tema — então a gente pensou, né. Eu e o Nilson, a gente tinha essa semelhança por gostar de festa de aparelhagem, então sentamos, conversamos e decidimos fazer este tema “, afirma Lídia.

Segundo Nilson, a escolha do tema resgata memórias de infância dele e da amiga. “A Lídia que é do Bailique e eu que sou da Ilha do Marajó, então trazer, resgatar essa nossa infância e trazer para dentro da Universidade, buscar autores para defender essa nossa tese. Então, é muito bonito a gente ver esse trabalho, uma homenagem para esse público do tecnomelody, que é um público grande aqui que a gente tem no estado”, finaliza.


O trabalho homenageou também uma grande figura do estado do Amapá, a dançarina ‘Keylla Elaine, a Incomparável’ ( de rosa)
O trabalho homenageou também uma grande figura do estado do Amapá, a dançarina ‘Keylla Elaine, a Incomparável’ ( de rosa)

O trabalho dos dois amigos homenageou também uma grande figura do estado do Amapá, a ‘Keylla Elaine Incomparável’, conhecida na região por dar um show nos palcos quando o assunto é dançar tecnomelody.

“Cara, foi muito lindo, foi maravilhoso, gente, foi surreal. A minha história, ela é longa, né, e chegar em 2025, ser o tema de um TCC dentro de uma universidade, como mulher, como referência dessa cultura do melody, de uma cultura que é vista como um movimento marginalizado e a gente sabe que não é. É uma cultura nossa, é do nosso estado também”, conclui a dançarina.

A aparelhagem é uma cultura típica da região Norte que por muito tempo foi discriminada, mas agora está cada vez mais conseguindo seu espaço e chegou na universidade como uma iniciativa que valoriza uma das expressões culturais mais fortes do estado do Amapá.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page