Tecnologia na sala de aula: Governo lança Edutech Amapá e revoluciona o ensino para 51 mil alunos
- svioalmd4
- 2 de jun.
- 3 min de leitura
Edy Wilson Silva

Na manhã desta segunda-feira, 2 de junho, a Escola Estadual Antônio João, no bairro Santa Rita, recebeu o lançamento do projeto Edutech Amapá. A iniciativa vai atender 51 mil alunos com a implantação de tecnologia e inovação em 85 escolas da rede pública estadual.
O governador Clécio Luís destacou os benefícios que a iniciativa trará para o ensino da matemática e para a preparação dos jovens para o mercado de trabalho.
“Nós não vamos esquecer jamais que uma escola se faz com espaço físico adequado, com material didático, professores preparados e motivados. A proposta é incluir a tecnologia cada vez mais, pois é uma ferramenta que estimula o aprendizado. Então, nós não vamos abrir mão de termos a tecnologia à disposição dessa garotada, que vai formar uma base para as profissões do futuro. Estamos pensando também que, daqui a alguns anos, esses jovens estarão no mercado de trabalho. Eles precisam ter tido acesso a meios tecnológicos que os coloquem em uma condição de empregabilidade para esses novos empregos”.
A secretária de Estado da Educação, Sandra Maria Martins Cardoso Casimiro, explicou como a equipe técnica foi essencial para implementar o projeto e detalhou os equipamentos que serão distribuídos nas escolas.
“O Governo do Estado dá um passo maior nessa instrumentalização do trabalho docente. Vamos entregar, neste primeiro momento, para 51 mil estudantes de 85 escolas. Cada escola receberá um laboratório, contendo 20 celulares e 20 óculos de realidade virtual. Cada aluno receberá o material. O professor também, além das formações, terá um conjunto de ferramentas disponíveis. Além desse material, teremos também o Google Education, que é uma plataforma com conteúdos curriculares para que o professor possa personalizar a aula conforme a necessidade do estudante. São tecnologias que irão contribuir para o processo de ensino-aprendizagem”.
A professora Alice Souza, da Escola Estadual Carlos Alberto, no Residencial Miracema, falou sobre a emoção de vencer a miniolimpíada de matemática e a chegada do Edutech às escolas. Recém-concursada, ela destacou a importância do projeto para a aprendizagem.
“Estou muito feliz por ter ganhado essa premiação. Eu não esperava, pois sou muito nova na escola ainda. Entrei nessa última chamada da educação. A nossa escola é muito querida para mim, apesar dos desafios. Lá temos muitos talentos, e estou muito feliz por ter ganhado esse notebook. Espero levar ainda mais conhecimentos para os meus alunos, porque minha preocupação maior é com eles. Achei o projeto Edutech muito interessante. Eu ainda não tinha trabalhado esse tema com meus alunos, mas gostei muito e espero trabalhar bastante esse tema na escola. Eles também estão muito interessados”.
O estudante Rozivan Gomes, da Escola Estadual Zolito de Jesus Nunes, compartilhou sua experiência com os jogos e as novas tecnologias trazidas pelo projeto, demonstrando entusiasmo pelo aprendizado da matemática.
“Estou achando muito legal, porque tem várias experiências que podemos viver aqui e várias coisas para fazermos. Tem um joguinho de matemática que é muito divertido, podemos jogar, tem a realidade virtual e a realidade aumentada também. Sou muito dedicado, principalmente em matemática, mas também em outras matérias. Eu priorizo mais a matemática. Obrigado.”

O lançamento do Edutech Amapá marca um avanço significativo para a educação do estado, reforçando o papel da tecnologia como ferramenta essencial para o aprendizado e o desenvolvimento das futuras gerações.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comentarios