Tarifa Social oferece até 80 kWh gratuitos e pode atingir quase 78 mil famílias no Amapá
- svioalmd4
- 15 de jan.
- 2 min de leitura
Brenda Soares*

Dados da CEA Equatorial mostram que 185.342 famílias no Amapá têm o Número de Inscrição Social (NIS) ativo e o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado. Entre elas, cerca de 77.932 ainda não fazem parte do programa Tarifa Social, que concede descontos na conta de energia para famílias de baixa renda.
Diogo Soares, executivo de comunidade do Grupo Equatorial, destacou a importância do desconto para as famílias de baixa renda.
“As pessoas de baixa renda que têm o NIS atualizado podem pegar esse NIS e vincular a nossa unidade consumidora. Dessa forma, ele consegue a gratuidade do consumo até 80 kilowatts, ou seja, se o cliente foi ao CRAS, fez a atualização do NIS e tem uma renda per capita de até meio salário mínimo pelo grupo familiar, ele consegue vincular aquela unidade consumidora, aquele NIS, aquela unidade consumidora. E a partir do momento que ele faz isso, ele consegue ter a gratuidade do consumo de até 80 kilowatts todo mês, quando o leiturista passar lá na casa dele. Então, se o consumo dele for de, por exemplo, 120 quilos quilowatts, os primeiros 80 vão vir gratuitos”.
Além de estar com o NIS e o CadÚnico atualizados, os interessados em participar do programa devem possuir uma unidade consumidora classificada como residencial ou rural, na subclasse residencial, que pode estar em nome do próprio beneficiário ou de algum membro da família.
Entre os grupos com direito a integrar o Tarifa Social estão famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 810,50); idosos (65 anos ou mais) ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC); famílias com renda de até três salários mínimos que tenham, entre seus membros, pessoa com deficiência ou doença que exija uso contínuo de equipamento elétrico; famílias indígenas ou quilombolas cadastradas no CadÚnico.
Para participar do programa, o consumidor pode informar o número da unidade consumidora no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no momento da inscrição ou atualização do CadÚnico, ou procurar os postos de atendimento da CEA Equatorial. A conta de energia não precisa estar no nome do beneficiário para que o desconto seja concedido.
Nos postos presenciais da companhia, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h.
*Estagiária sob supervisão
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários