Super Fácil das Águas encerra segunda jornada com mais de 4 mil atendimentos no Amapá
- svioalmd4
- 12 de ago.
- 2 min de leitura
Jolinda Martel

Após seis dias navegando pelos rios do estado, a equipe do Super Fácil das Águas retornou nesta segunda-feira (11) ao Trapiche Santa Inês, em Macapá, encerrando a segunda jornada do projeto.

A ação, iniciada no dia 5 de agosto pelo Governo do Amapá, levou cidadania, inclusão e serviços públicos essenciais às comunidades ribeirinhas e localidades de difícil acesso. A diretora-geral do Sistema Super Fácil, Renata Apóstolo, fala das localidades atendidas.
“Nesse momento nós estamos chegando aqui na rampa do Trapiche Santa Inês, com toda a equipe, aproximadamente 70 técnicos, que atuaram do dia 5 ao dia 11 nas comunidades ribeirinhas do Itaubal. Nós paramos, fizemos parada em cinco polos de atendimento. Começamos com a Fox do Macacoari, dia 6. Dia 7, estivemos no Ipixuna. Dia 8, nós fomos para Jerusalém do Pau mulato. Dia 9, nós estávamos no Igarapé Novo e dia 10, em razão da tabua da Maré, nós ficamos à tarde no Uruá e seguimos o atendimento hoje até meio-dia”.

A unidade fluvial, equipada com estrutura móvel de atendimento, ofereceu emissão de documentos, orientações sobre programas sociais, assistência a agricultores e pescadores, além de ações voltadas à proteção da mulher. Um dos diferenciais desta edição foi a participação da Rede de Parteiras do Amapá, que buscou identificar e valorizar parteiras tradicionais. Renata Apóstolo fala dos atendimentos e serviços oferecidos para as comunidades.
“No total nós conseguimos mais de 4.100 atendimentos. Foram atendimentos de diversos órgãos do governo do amapá. Nós tivemos o serviço do superfácil que são captaneado pelo superfácil que é a carteira de identidade, cartão do SUS, CPF. Nós também estávamos com a secretaria de assistência social do estado com dois programas muito importantes que é o programa colher Amapá, e Amapá sem fome. O Rurap tirando carteira do CAF e outras orientações, a Sepa, que a é secretaria de pesca do estado, estava lá também levando orientação e informações e fazendo escuta com os nossos pescadores artesanais. Também nós tínhamos lá a prefeitura municipal de Itaubau que estava com toda uma equipe de saúde, médico, técnicos, farmácia itinerante, a SVS também estava conosco com vacinação e outras orientações e informações, então foi uma um serviço muito amplo”.
A próxima edição do Super Fácil das Águas já tem data marcada. De 22 a 25 de agosto, a equipe estará em Vitória do Jari, atendendo também comunidades próximas. No dia 23, o projeto segue para Jarilândia e, no dia 24, a ação chega ao Alto Cajari, na região da Foz, levando serviços a famílias que vivem às margens dos rios.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários