top of page
720X450.gif
Buscar

Sociedade civil pode disputar vagas no Conselho Estadual das Mulheres

  • svioalmd4
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Edy Wilson Silva

CEDIMAP

O Cedimap abriu inscrições para eleger sua nova composição para 2026/2028, com votação presencial marcada para 22 de janeiro na Defensoria Pública do Amapá
O Cedimap abriu inscrições para eleger sua nova composição para 2026/2028, com votação presencial marcada para 22 de janeiro na Defensoria Pública do Amapá

Macapá — Até sexta-feira (9), entidades da sociedade civil têm a oportunidade de participar de um processo decisivo para os direitos das mulheres no Amapá. O Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedimap) abriu inscrições para a eleição que definirá a composição do colegiado para o biênio 2026/2028. A votação presencial está marcada para o dia 22 deste mês, na Defensoria Pública do Estado (Defenap).


Ao todo, são 16 vagas destinadas a coletivos, fóruns, redes e organizações que atuam na defesa e promoção dos direitos das mulheres. O processo contempla uma diversidade ampla e representativa: mulheres negras, indígenas, quilombolas, com deficiência, população LGBTQIAP+, jovens, idosas, ribeirinhas, religiosas, mães atípicas, entre outros grupos. A iniciativa reforça a participação social e a representatividade na construção de políticas públicas, garantindo que diferentes vozes influenciem diretamente nas decisões que impactam a vida das mulheres amapaenses.



Joanne Costa, integrante do conselho estadual da Mulher
Joanne Costa, integrante do conselho estadual da Mulher

A conselheira estadual Joanne Costa, integrante do Cedimap, destacou que a eleição representa um espaço democrático de construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no Amapá. Segundo ela, o conselho busca ampliar a participação das entidades femininas e garantir que diferentes realidades estejam representadas no processo decisório.


“As inscrições começaram em dezembro e terminam no dia 9 de janeiro. Estamos fazendo esse chamado para as mulheres e para as entidades que elas compõem, para que venham se inscrever e participar conosco da luta por políticas públicas e pela garantia de direitos. É necessário estar vinculada a uma entidade. Podem se inscrever instituições com CNPJ ou entidades que não possuam CNPJ, desde que apresentem a carta de princípios, que é um documento legal que rege a instituição, substituindo o estatuto. As inscrições estão sendo realizadas de forma presencial no Camuf, em frente à Praça do Barão, no horário das 8h às 12h”, explicou.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), localizado na rua São José, nº 1590, no centro de Macapá, ou por meio das plataformas oficiais do Cedimap. A votação presencial será realizada no dia 22, no prédio da Defensoria Pública do Estado do Amapá, que definirá a nova composição do conselho para os próximos dois anos.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 
bottom of page