top of page

Setembro Amarelo: VII Simpósio sobre prevenção ao suicídio acontece em Macapá

Marcelo Guido


setembro

O evento faz parte das ações do Setembro Amarelo


A ação é vinculada à micro-rede de proteção à vida, formada por entidades que promovem um movimento contínuo de divulgação do trabalho de apoio emocional, psicológico e psiquiátrico, buscando a prevenção do suicídio. O evento faz parte do Setembro Amarelo.


Com o intuito de promover a prevenção ao suicídio, o Ministério Público do Amapá (MP/AP) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), junto a entidades parceiras, estão promovendo o VII Simpósio sobre Prevenção ao Suicídio.


O evento faz parte das ações do Setembro Amarelo, campanha mundial que faz alusão à prevenção do suicídio.


Washington Brandão, psicólogo e coordenador do Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (AMBACS), uma das entidades parceiras e participantes do evento, falou sobre a realização do simpósio.


“Esse é o sétimo simpósio, e a cada ano discutimos temas diretamente relacionados ao aspecto assistencial e ao cuidado das pessoas que tentam suicídio, que estão em situação suicida, e dos familiares de pessoas que cometeram suicídio. São temas muito importantes na perspectiva da manutenção das pessoas vivas”, contou.

O tema deste ano é “O fortalecimento de vínculos protetivos e saudáveis”, e, sobre ele, vários especialistas foram convidados para palestras e mesas-redondas.


O Procurador de Justiça do Amapá, Raul Silva Junior, participante do evento, falou da importância do debate.


“Um evento desse tipo expõe à comunidade que a saúde mental e a valorização da vida devem ser suscitadas e debatidas o ano todo. E, claro, que no mês de setembro isso é feito de uma maneira mais forte e constante, porque serve para tirar o senso comum da ideia generalizada, existente nas pessoas que não são da área, de que o problema da depressão, da ansiedade e da saúde mental está relacionado à falta de religiosidade, à falta de Deus. Sim, é uma doença, um problema de saúde pública, e o papel da chamada rede de proteção é essencial para a prevenção desses fenômenos, principalmente convocando a família, os amigos e a comunidade, a fim de que esse problema seja tratado em conjunto”, disse.

O encontro ocorreu entre os dias 11 e 12 de setembro, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e contou com mesas-redondas e palestras.


Setembro Amarelo:


Setembro Amarelo marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações sobre o suicídio.


A data, instituída em 2003 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), reforça a importância de cuidar da nossa saúde mental e da prevenção ao suicídio. A origem do Setembro Amarelo está relacionada à história de Mike Emme, jovem estadunidense que cometeu suicídio em 1994.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page