Servidores públicos do Amapá devem se recadastrar conforme mês de aniversário
- svioalmd4
- 7 de mai.
- 3 min de leitura
Marcelo Guido

Com o objetivo de manter as informações funcionais atualizadas e garantir maior eficiência na gestão pública, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) deu início, na terça-feira, 7, ao procedimento de atualização dos dados cadastrais dos servidores públicos estaduais do Amapá.
Neste ano, a principal novidade é que o recadastramento será realizado de acordo com o mês de aniversário do servidor. Servidores que fazem aniversário em janeiro, fevereiro, março e abril devem atualizar seus dados entre 1º e 30 de abril.
Para os demais meses, os prazos seguirão o mesmo padrão — ou seja, o servidor terá até o final do mês de seu aniversário para realizar a atualização.

Para falar sobre o assunto, o Bom Dia Difusora recebeu em sua bancada a secretária adjunta da Sead, Xirlene Costa. Em sua fala, a gestora explicou o objetivo da ação e como será realizado o expediente.
“Primeiro, é para atualizar os dados dos servidores. Segundo, é para controle também desses servidores do Estado, né? Então, em 2024, nós iniciamos o recadastramento, retomamos o recadastramento, porque em 2017 já tinha acontecido um, só que de 2024 já foi todo digital. Então, a gente começou em 2024 e a partir de 2024, esse procedimento passou a ser obrigatório e continuado. Só que em 2025, a gente já iniciou com um diferencial para ter um controle melhor, para facilitar para o servidor e também para os RHs, esse recadastramento vai ser pelo mês de aniversário do servidor. Então, é um processo que vai ser continuado e que hoje é o segundo ano. Então, a gente ainda tem muitas coisas para pontuar, para resolver, mas a partir de 2026, eu acredito que já seja mais célebre e mais simples para os servidores”, explicou.
A gestora falou ainda sobre a necessidade de reabrir o processo, tendo em vista algumas atualizações que acabaram por atrapalhar os servidores.
“Isso, a gente lançou, em 1º de abril, a plataforma que o servidor vai fazer, todo esse procedimento, que é o portal do servidor, e que os servidores, como a gente lançou em abril, que nasceram em janeiro, fevereiro, março, e também em abril, tinha até 30 de abril para fazer essa atualização ou o recadastramento dos seus dados. Só que aconteceu que agora, na 30 de abril, a gente teve muitas pendências na questão dos servidores que não conseguiram fazer. Então, mais o motivo da gente reabrir esse processo. Mas como é que a gente vai abrir esse processo? A gente vai fazer um formulário, um requerimento, o servidor vai ter que preencher, solicitando um novo prazo para fazer a atualização ou o recadastramento, e esse novo prazo para ele fazer isso para ele solicitar até 14 de maio. E aí a gente vai ver o que aconteceu, porque justamente vai ser, ao mesmo tempo o servidor vai ter nova oportunidade. De fazer o procedimento, mas também a gente vai ter um outro, uma visão geral do que nós precisamos otimizar no sistema. Então, o requerimento não vai ser só um requerimento de solicitar um novo prazo, mas também de indicar pra gente quais são os pontos que tiveram dificuldade para preencher, foi internet, foi algum documento que ele não conseguiu anexar, e a gente está trabalhando justamente a otimização. Com esses dados nós vamos otimizar o sistema na Sead”.
Para mais informações sobre a documentação necessária e os prazos, os servidores podem entrar em contato com o setor de Recursos Humanos do seu órgão de lotação. O procedimento é realizado de forma online, no Portal do Servidor: portaldoservidor.ap.gov.br
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments