Janete Carvalho
A programação teve roda de conversa, apresentação de dados regionais e capacitações para servidores da saúde
O Governo do Amapá, através da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), realizou nesta sexta-feira(9), o primeiro seminário sobre Prevenção da Mortalidade Materna do Estado do Amapá. A iniciativa destacou a importância dos cuidados no período pré-natal e no pós-parto para a saúde da mãe e do bebê, como ressalta Rosa Natália responsável técnica da Saúde da Mulher.
“Apesar dos avanços nas últimas décadas, a mortalidade materna ainda apresenta um grave problema de saúde pública, e mediante o comitê que foi instituído em junho do ano passado, que é o comitê de prevenção à mortalidade materna, nós realizamos a análise dos casos, e a gente tirou as principais causas de mortalidade materna, e o objetivo principal do seminário é disseminar as informações qualificadas para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas e ações estratégicas para combater a mortalidade”.
A técnica informou que infecções e hemorragias no pós-parto, abortos, hipertensão arterial, podem levar a óbito quando a mulher não tem um acompanhamento adequado durante o pré-natal.
“Todos esses assuntos vão ser debatidos aqui para principalmente estar capacitando os nossos profissionais e estar fazendo essa sensibilização para o cuidado materno e garantir assim o direito da saúde da mulher, e o principal alerta que eu deixo para a mulher gestante ou que pretende gravitar é procurar fazer o pré-natal, fazer a identificação de alguns sinais de sintomas e procurar sua unidade básica de saúde mais próxima para realizar esse estado obstétrico. Um bom pré-natal qualificado previne alguns óbitos maternos evitáveis durante o parto”.
Para a técnica em enfermagem Angela Soraya, a capacitação é importante principalmente para ela que trabalha diretamente coma as famílias.
“Essa é uma das capacitações mais procuradas também na nossa área, uma vez que a gente sai de porta em porta, levando informação diretamente para a família, a gente trabalha também com as mamães, e estamos cobrindo toda área do vale verde e fazendinha, então é uma capacitação que vai agregar cada vez mais no nosso conhecimento para levar informações ás famílias”.
O evento reuniu especialistas locais e nacionais, como a médica obstétrica Esther Vilela, e ex-coordenadora de saúde da mulher do Ministério da Saúde, e da psicóloga, Luiza Acioli, mestre em saúde da mulher e criança da Fundação Osvaldo Cruz.
A programação teve roda de conversa, apresentação de dados regionais e capacitações para servidores da saúde desde a atenção primária até a rede de alta complexidade.
Comentários