Semana da Pátria reúne estudantes em cerimônias cívicas e desfile estudantil no Amapá
- perolapedrosa7
- há 14 minutos
- 2 min de leitura
Jolinda Martel

Nos dias 12 e 13 de setembro, o Governo do Amapá promoveu uma programação especial em alusão à Semana da Pátria, que celebra a Independência do Brasil e o aniversário de criação do ex-Território Federal.
Na sexta-feira, 12, foi realizada a tradicional cerimônia de aposição de luvas para as escolas de gestão militar. O ato simbólico marca o momento em que os estudantes recebem permissão oficial para utilizar o uniforme completo, firmando um compromisso com a instituição de ensino e seus valores.
Clara Wuendely, participou do desfile, e da cerimônia de aposição de luvas.
“Foi uma grande honra na verdade ter entrado na Escola Militar pra mim, até porque era uma escola que eu tinha vontade, tinha curiosidade sobre a escola há um tempo. Ontem foi a nossa posição de luvas, foi um momento bastante especial. Esse é o meu terceiro ano, é o meu último ano já na escola, e o capitão me deu a permissão pra poder participar do desfile do 13 de setembro, e eu tô muito realizada em poder estar participando disso aqui com todos os alunos do terceiro ano”.

Já no sábado, 13, o destaque foi o Desfile Cívico-Estudantil, Sandra Casemiro, secretária de Estado da Educação, falou da importância de sensibilizar a comunidade escolar sobre a preservação ambiental.
“Hoje, no desfile cívico, teremos 65 escolas, mais de 3 mil estudantes, profissionais da educação, equipes gestoras, fazendo um grande momento aqui, na Ivaldo Veras, comemorando a criação do território, 82 anos do território, mas a nossa temática desse ano é Amapá na COP30, nessa concepção de que a educação é a base para o desenvolvimento e, consequentemente, para a sustentabilidade. As nossas escolas trabalharam essa temática no decorrer do ano letivo e hoje apresentam todo o trabalho desenvolvido pelas escolas”.

O desfile este ano trouxe o tema “Amapá na COP 30: Educação, Sustentabilidade e Desenvolvimento”, ressaltando a importância de debater desafios globais ligados ao clima.
Comentários