Pérola Pedrosa

O titular da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), José Rodrigues de Lima Neto, apresentou o balanço final entre os anos de 2023 e 2024, que mostra uma redução de 33,04% nas taxas de Crimes Violentos Letais Intencionais no Amapá. Os dados demonstram a melhor marca dos últimos 13 anos: em 2012 foram registradas 246 vítimas, enquanto em 2024 o número caiu para 225.
De acordo com o secretário José Neto, o resultado é fruto de estratégias de enfrentamento à criminalidade, com investimentos na pasta, parcerias federais, valorização dos servidores e a entrada de novos agentes, medidas implementadas pelo Governo do Estado.
“Isso se deu pelo reforço das equipes de inteligência. Nós contamos com apoio também do Ministério da Justiça, por meio principalmente da operação Protetor, que ajudou bastante, e também pela melhoria do nosso sistema penitenciário. Nós avançamos muito no sistema penitenciário. Hoje mesmo estava reunido para que a gente consiga equipar ainda melhor as nossas forças, tanto a Polícia Científica, a Polícia Civil, a Polícia Penal, adquirindo novos equipamentos. Acabamos de adquirir 180 fuzis que já foram entregues; tem mais 40 fuzis da Polícia Civil que já estão também em tratativas; mais 1.800 pistolas Glock, coletes... Então, assim, é manter e aumentar os investimentos para que a gente consiga dar uma estrutura melhor e colocar ainda mais policiamento nas ruas”, informou o secretário.
Os índices divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram o resultado do trabalho integrado da Segurança Pública do Amapá na diminuição dos crimes. Em números gerais, os Crimes Violentos Letais Intencionais englobam homicídio, latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte. O maior destaque está nos homicídios, que registraram 303 vítimas em 2023 e 216 em 2024, uma redução de cerca de 29%. Lesão corporal seguida de morte também apresentou queda de 81,25% no registro de vítimas. Já o latrocínio teve redução de 69,23%, enquanto o feminicídio caiu 50%.
Comments