Anita Flexa
A segunda noite do Arraiá do Povo 2024 foi um sucesso. O evento foi marcado por apresentações do 5º Festival Municipal Sandro Rogério, coordenado pela Liga Junina de Macapá (Ligajun). Os quadrilheiros brilharam com suas cores vibrantes e ritmos compassados com coreografias harmonizadas na Cidade Junina, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
O primeiro grupo a se apresentar foi o Raízes Culturais com o tema “Ecos da Floresta”. Christian Miranda, é marcador do grupo há dois anos e falou da emoção de estrear a arena de apresentações.
“Olha, a gente sempre tem a expectativa de nos superar, né? Nos superar a nós mesmos. E está sendo uma satisfação participar e abrir este espetáculo aqui, grandioso. Nós já estamos com esse tema já há exatamente um ano, já todo estudado. Nós iremos falar sobre os ecos da floresta, os sons que ecoam da floresta para dentro e da floresta para fora. Para fora, sob o olhar do ribeirinho, do indígena e também falando um pouco sobre o misticismo, como Mãe da Mata, curupira, dentre outras coisas.”
A pista, projetada com padrões oficiais, possui um piso aderente e uma área de 500m², especificamente demarcada para as performances dos quadrilheiros, além de uma área de concentração. Sete dos 27 grupos que competem pelo título de campeão de 2024 brilharam com suas apresentações coloridas e ritmadas, encantando o público e sendo avaliados pelos jurados presentes. Um dos grupos a brilhar foi o vencedor do ano de 2023, Luar do Sertão com o tema “Sob um novo luar, um novo cangaço”, e o presidente do grupo, Cleber Costa falou com a nossa equipe.
“Nós estamos vindo de dois anos vitoriosos. Somos a atual bicampeão do estado. Em toda a quadrilha que se preze, um dia chegou o cangaço e chegou a ver da Lado Sertão. Estamos falando de uma nova ótica. O novo cangaço é uma nova roupagem. Hoje a gente vai mostrar romantismo ao banditismo. Eis a questão. E a Lado Sertão hoje vai pisar forte. Vai fazer essa estreia para todo o público, todo o estado do Amapá. E se Deus quiser, Deus vai nos abençoar. E tudo dará certo em nossa apresentação.”
O Arraiá do Povo, considerado o maior arraiá do Amapá, integra três festivais distintos em sua programação, uma realização conjunta do Governo do Estado com a Ligajum, a Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e o Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá no Meio do Mundo. A primeira fase de competições começou no último sábado, 22. Esta edição marca a primeira vez que o evento é realizado dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, proporcionando um espaço amplo e bem estruturado para a celebração das tradições juninas.
As competições seguem na segunda-feira, 24 de junho, prometendo mais noites de alegria, dança e cultura. O público pode esperar por apresentações ainda mais empolgantes, enquanto os grupos restantes se preparam para mostrar o melhor de suas coreografias e figurinos, em busca do tão cobiçado título de campeão de 2024. Durante 12 dias de programação mais de 80 grupos passarão pela Cidade Junina no Arraiá do Povo.
Segunda-feira, 24 - Quadrilhas Tradicionais
19h30 – Mistura Junina
19h55 – Explosão do Tempo
20h20 – Considerados dos Matutos
20h45 – Fúria Junina
21h10 – Rosa Branca Açucena
21h35 – Explosão dos Matutos
22h – Dondocas dos Matutos
22h25 – Bagunçados dos Matutos
22h50 – Garota Safada
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur). A programação recebe recursos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
A Cidade Junina foi montada exclusivamente para receber 59 grupos juninos, entre tradicionais e estilizados, que participam dos campeonatos municipal e estadual, totalizando mais de 80 apresentações.
Comments