Janete Carvalho

Alunos da rede estadual de ensino e representantes escolares foram recepcionados nesta quarta-feira, 12, pela secretária estadual de educação Sandra Casimiro, que anunciou o início do ano letivo de 2025. Mais de 90 mil alunos retornarão às salas de aula em 262 escolas dos 16 municípios, o que representa cerca de 85% da rede pública estadual de ensino.
A secretária afirmou que, durante o ano, várias ações serão trabalhadas nas escolas, com foco principal no meio ambiente.
“Nós organizamos muitas ações para esse início de ano letivo, fortalecimento da equipe gestora, formação dos novos professores, reforma de escolas, então é um ano que nós esperamos o fortalecimento do processo educacional, essa trajetória de sucesso dos nossos alunos que nós temos trabalhado e focado nessa gestão do governador Clécio mais intensamente, e esse ano nós vamos focar na educação ambiental, tanto que hoje a gente já faz o lançamento da Conferência Infanto Juvenil para o Meio Ambiente, que é uma ação importante”.
A secretária também mencionou diversas entregas previstas para o ano.
"É um ano também de muitas entregas, nessa semana de volta às aulas, nós estamos já com entrega lá no Porto Grande, faremos no sábado uma grande entrega de uma escola que foi totalmente reformada na zona rural. Então, é um ano de muitas ações voltadas para o fortalecimento educacional”.
Carlos Henrique, aluno da 2ª série "B", enfatizou que, após um longo período de férias, estava ansioso para voltar à escola.
“A pressão para voltar a estudar é grande, até porque quem sabe aproveitar o boom da Escola Maria do Carmo sempre está ansioso para o novo ano letivo, tanto que nos dias 10 e 11 nós estávamos aqui acolhendo os novos estudantes que também já estavam muito ansiosos para começarem o ano letivo aqui na escola, que oferece diversas oportunidades para os estudantes. Eu espero um novo ano excelente, com novas oportunidades como foi o ano passado”.
Para Daniele Damasceno, coordenadora pedagógica da escola Ruth Bezerra, o retorno às aulas é sempre uma grande satisfação.
“Nós estávamos em conversas, em planejamentos, na expectativa dessa volta às aulas, em diálogos positivos dentro da educação, para que a gente pudesse receber os alunos numa nova dinâmica dentro da Seed. A nossa intenção é esse evento para recebê-los de maneira inclusiva, carinhosa, entendendo todas as escolas e as especificidades também, para que a gente consiga fluir esse ano com foco numa educação de qualidade”.
Comments