Janete Carvalho

Os novos concursados da educação do Governo do Amapá estão participando de um curso de capacitação promovido pela Secretaria Estadual de Educação (Seed), iniciado no dia 13 de janeiro. Ao todo, são 489 educadores, entre pedagogos, professores e cuidadores, que receberão conhecimentos mais amplos sobre inclusão dos povos dos campos, das águas e das florestas, educação de jovens e adultos, educação especial e primeiros socorros. Esta é a primeira vez que a iniciativa é realizada.
Jair Borges, coordenador do curso de formação da Seed, explicou que a capacitação tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino.
“Até então, os novos concursados adentravam a secretaria, já recebiam a carta de apresentação e já se dirigiam às escolas. Nesta gestão, nós estamos na terceira turma de novos concursados da educação e, desde então, começamos com os cursos de qualificação. Antes de o professor, o pedagogo ou o cuidador adentrar à escola, ele passa por um curso de qualificação inicial. E nós percebemos, e já estamos na terceira turma de concursados agora, que tem sido revolucionário no sentido da melhoria da qualidade do ensino dos nossos alunos”, ressaltou.
Para Esaú Silva Nunes, professor de língua portuguesa, a capacitação é uma iniciativa de grande importância.
“Essa foi uma iniciativa muito brilhante do governo do estado em ter feito isso pra gente, para nos preparar, para termos uma melhor atuação na sala de aula. A gente, aliando a prática com a teoria, é de suma importância.”
Celma Santos, cuidadora, disse que estar preparada é fundamental para contribuir com o desempenho do aluno.
“Está sendo muito importante, porque a gente está aprendendo aqui a teoria, e também vamos ter a parte de aula prática para atuar na escola de forma eficiente e contribuir com a educação da escola em que estamos sendo lotadas.”
Nesta terça-feira, 21, será realizado o curso de primeiros socorros para os 154 cuidadores, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A ação busca a preparação para procedimentos como sufocamento, reanimação, manobras com cadeirantes e outros que possam ocorrer dentro do ambiente escolar.
A capacitação segue até o dia 28 de janeiro, na Escola Estadual Tiradentes.
Comments