top of page
Buscar

Samu, equipe médica e posto garantem a saúde dos quadrilheiros e da população no Arraiá do Povo

  • Foto do escritor: Jolinda Ferreira
    Jolinda Ferreira
  • 1 de jul.
  • 2 min de leitura

Pérola Pedrosa

SAUDE ARRAIA

Foto: Aog Rocha

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual também reforça o atendimento com uma ambulância de suporte avançado pré-hospitalar.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual também reforça o atendimento com uma ambulância de suporte avançado pré-hospitalar.

Os quadrilheiros, empreendedores e populares que estiverem no Arraiá do Povo, promovido pelo Governo do Amapá, contam com um posto de saúde fixo com serviços médicos, de enfermagem e farmacêuticos, instalado dentro da Cidade Junina, montada na área do Corpo de Bombeiros Militar, na Zona Norte da capital, Macapá.


O atendimento é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com uma equipe de profissionais por dia, incluindo médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem. Os atendimentos iniciam a partir das 19h e permanecem disponíveis até o fim da programação diária. A enfermeira Sibele Soeiro relata os principais atendimentos feitos no local.


“A gente tem uma média de uns 30 atendimentos, o pessoal que se emociona nas apresentações, pressão alta, a gente tem também os quadrilheiros que não se alimentam e acabam tendo aquele desgaste, o peso, a fraqueza. Muitos asmáticos que acabam esquecendo a bombinha e acaba chegando aqui, a gente estabiliza, a gente teve até uma suspeita de fratura por queda, tivemos um quadrilheiro com dengue, uma das quadrilheiras com dengue, e chega aqui, a gente faz o atendimento, o médico faz a avaliação, a gente faz as condutas, estabiliza, prova ótima. Aqui nós temos monitor cardíaco, temos todos os tipos de medicação para qualquer tipo de ocorrência, nós temos as macas, as cadeiras, temos soluções para fazer soro, o que tiver. A Secretaria de Saúde está com suporte aqui para atender, tanto a população em geral quanto os quadrilheiros”, relata.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual também reforça o atendimento com uma ambulância de suporte avançado pré-hospitalar. Em casos mais graves, os pacientes são levados para o Hospital de Emergência (HE) e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte. O enfermeiro Marcelo Cardoso detalha sobre a equipe de suporte do Samu.


“Samu aqui, ele está composto pela equipe de técnicos de enfermagem, enfermeiro e o condutor. A gente está com uma ambulância intermediária para fazer o atendimento da população aqui em geral. No caso de atendimentos mais graves, a gente solicita junto a central de regulação e o médico vai estar passando as orientações para a equipe para a gente estar vendo se a gente pode levar esse paciente com HE ou para o hospital de referência”, informa.

O Arraiá do Povo, iniciado na última sexta-feira, 27 de junho, e com encerramento nesta quarta-feira, 2, reúne grupos juninos dos 16 municípios, que disputam três competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap). A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page