Jolinda Martel

Os diagnósticos de infecções pelo HIV aumentaram entre 2023 e 2024 no Amapá. Dados do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), do Governo do Estado, mostram que o número de pessoas contaminadas com o vírus passou de 234 para 279.
Ainda de acordo com o levantamento do SAE, os novos casos apontam que os homens são maioria. Atualmente em todo o estado, 5.150 pessoas convivem com o vírus HIV e estão em tratamento, para garantir qualidade de vida sem agravamentos de doenças.
Todos os pacientes do SAE recebem atendimento humanizado, com exames e consultas com uma equipe multiprofissional, além de medicamentos antirretrovirais. O Governo do Amapá reforça ainda a testagem e os métodos de prevenção que são disponibilizados gratuitamente.

O SAE do Amapá oferece tanto o tratamento como a prevenção. O paciente passa por consulta com médico especialista, que faz a prescrição do esquema terapêutico adequado para cada caso, seguindo os Protocolos Clínicos e Diretrizes do Ministério da Saúde para o manejo da infecção pelo HIV em adultos, crianças e adolescentes.
No estado, a principal forma de contágio ainda é pela relação sexual desprotegida. Mas o vírus também pode ser adquirido com uso de seringa por mais de uma pessoa; da mãe infectada para o filho durante a gravidez, no parto e na amamentação ou por instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
Acompanhe também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments