Rurap reúne gestores para traçar metas e ações de desenvolvimento rural para 2025
- svioalmd4
- 11 de mar.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

O Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) realizou, nesta terça-feira (11), o terceiro encontro de líderes. O evento contou com gestores, diretores técnicos e extensionistas dos 20 escritórios municipais e distritais do órgão, com o objetivo de definir metas, formação continuada e as diretrizes do instituto para 2025.
Jorge Rafael, diretor-presidente do Rurap, ressaltou a importância do encontro.
“Nós temos profissionais do Oiapoque, da região do Jari, da região oeste do estado, são 16 escritórios e 4 distritos, mais de 200 profissionais. É uma equipe multidisciplinar que está no Amapá inteiro para atender o agricultor. Então, esse momento é importante porque reúne todos eles. Nós alinhamos objetivos, apresentamos as diretrizes e as metas para 2025, e aproveitamos também para capacitá-los em políticas inovadoras, como a política de regularização fundiária, que, com o avanço da transferência das glebas, facilitou o acesso à possibilidade do estado resolver a situação de ocupação dos agricultores. O Rurap certamente será uma ponte de informação e de credenciamento desses agricultores para a licença de política de regularização fundiária e também para a política ambiental do Estado”.
Lucas Abraão, chefe do Gabinete Civil, representou o governador Clécio Luís e reforçou que o estado tem priorizado a assistência ao homem do campo, com ações de incentivo, implementos e apoio à agricultura, com grandes avanços nos últimos anos.
“A quantidade de trabalho em prol do setor produtivo tem avançado muito. Como exemplo, em 2023, tivemos a emissão de oito mil CAF’s, um documento fundamental para que o homem do campo possa acessar benefícios, e hoje já passamos de 20 mil. Isso mostra que o Rurap está no campo, fazendo busca ativa, chegando até as comunidades rurais, aos lugares que realmente precisam desse apoio da extensão e da assistência técnica rural. O governador Clécio nos mandou aqui para dizer que o Rurap, e o setor produtivo como um todo, podem contar com o governo do estado do Amapá para qualificação e valorização dos seus servidores em prol da população. E isso também inclui aumento de investimentos, equipamentos, combustível, reestruturação dos escritórios. O ano tem tudo para ser muito produtivo e de muito trabalho”.
Durante o encontro, foi apresentado o código ambiental recém-publicado pelo governo do Amapá, que orienta os agricultores sobre como acessar a licença ambiental para suas atividades e também para as que não dependem de licença. Outros temas abordados foram o crédito rural, questões climáticas e o combate à praga da mandioca, entre outras ações, que foram compartilhadas com agrônomos, engenheiros florestais, técnicos ambientais, agrícolas, zootecnistas, administradores e profissionais da área social.
Comments