top of page

Rurap apresenta unidades demonstrativas agroextrativistas na 53ª Expofeira

Marcelo Guido


RURAP

Os próprios produtores rurais montam o plantio, enquanto os técnicos extensionistas fornecem orientações específicas para cada arranjo produtivo


A apresentação de unidades agroextrativistas voltadas para o produtor rural e a população em geral é realizada pelo Governo do Estado. A programação está ocorrendo até o dia 8 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.


A programação é coordenada pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap) e conta com uma novidade na unidade demonstrativa, os próprios produtores rurais deverão montar o plantio, enquanto os técnicos extensionistas fornecerão orientações específicas para cada arranjo produtivo.


O diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael, destacou as experiências que o produtor rural pode estar absorvendo nesse espaço.


“Você que é agricultor ou consumidor vai poder ter acesso aqui no sítio do Rurap, na expofeira, diversos sistemas de produção, são 16 sistemas de produção que estão aqui expostos. Você vai ver aqui, por exemplo, soluções de uso do solo de maneira planejada, que é o sistema agroflorestal, combinando espécies de ciclo curto, como o arroz, o milho, o feijão, que em três ou quatro meses estão dando resultado, com espécies de ciclo longo, a exemplo da fruticultura, a banana, o cacau, o açaí, são espécies que você pode combinar no mesmo espaço. Respeitando o espaçamento entre as plantas, e vai ter um solo altamente produtivo, com diferentes fontes de renda, e que ao mesmo tempo vai recompor a cobertura florestal. Você vai ver aqui também como produzir essas mudas, temos aqui viveiro agrícolas e florestais. Vai ver sistema de criação de abelhas sem ferrão, que é a meio de cultura, tem sistema muito produtivo de criação de suínos sem o uso dos chamados chiqueiros tradicionais, um sistema dentro da legalidade que respeita a legislação animal, a legislação ambiental, sem maus-tratos com os animais e sobretudo produzindo uma proteína com saúde, sanidade e vegetal”, falou.

Além da demonstração de culturas de cultivos, o órgão estará durante os 11 dias da 53ª Expofeira do Amapá, disponibilizando uma sala administrativa onde o produtor rural pode solicitar a inclusão no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, um documento que dá acesso a todos os agricultores e empreendedores familiares rurais às políticas públicas direcionadas ao segmento.



Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page