Anita Flexa
Evento fortaleceu a comunicação na região Transfronteiriça
Oiapoque sediou a 1ª Reunião Ampliada de Comunicadores do Norte do Amapá e Guiana Francesa, organizada pela Rádio Difusora de Macapá. O evento, aconteceu no Fórum do município, e teve como objetivo fortalecer e aprimorar a comunicação na região transfronteiriça, reunindo jornalistas e comunicadores dos dois países para discutir interesses comuns e debater questões relevantes para ambas as nações. O encontro contou com apoio do governo do Estado e Sebrae Amapá.
Além de proporcionar um espaço para a colaboração e troca de conhecimentos, a reunião incluiu palestras e oficinas conduzidas por professores, especialistas e guias turísticos de ambos os países. Ana Paula é social mídia e veio de Cayena para participar do encontro e buscar trocas de experiências com os colegas comunicadores.
“Eu vim me representar, que eu trabalho com humor e o dia a dia. Então eu tô filmando também hoje, o acontecimento de hoje, esse encontro. E também eu tô representando a Tukadong. A gente é um centro de coreografia, a gente trabalha com eventos de dança, a gente organiza dança durante o ano todo na Guiana Francesa, nas escolas, festival, temos dois festival no ano, e hip-hop, dança contemporânea, dança tradicional brasileira também e outros tipos de danças tradicionais que existem na Guiana. Eu gostaria de ter mais trocas com outros criadores de conteúdos brasileiros para que eles possam me ensinar o que eles sabem também, que eu possa aprender e que a gente possa fazer trocas e que a gente possa colaborar, trabalhar juntos”, afirma Ana Paula.
Outra comunicadora que estava presente era Kamilly Barbosa, social mídia que mora em Oiapoque. Ela ficou sabendo do evento e quis participar das tratativas e oficinas para aprimorar as suas habilidades profissionais.
“Eu quero muito aprender mais um pouco sobre a edição de vídeos, que é algo que eu ainda tenho um pouco de dificuldade, então eu estou com uma expectativa muito alta para eu melhorar mais um pouco nessa questão. Para me ajudar muito no meu trabalho, porque eu trabalho com isso, com questão de vídeo, é muito mais vídeo do que foto, então eu ainda tenho um pouquinho de dificuldade na questão de edição, então eu vim com essa expectativa de aprender mais um pouquinho e melhorar”, diz Kamilly.
Jornalistas, comunicadores, professores e especialistas da região participaram do encontro
Os temas abordados foram variados, abrangendo desde o papel da comunicação no fortalecimento da Universidade Federal da Fronteira até o turismo e a comunicação na fronteira, além da relação entre os povos indígenas e a mídia. O professor e consultor do Sebrae, Jacks Andrade também participou do evento com a palestra sobre Redes Sociais
A jornalista e diretora da Rádio Difusora Ana Girlene afirma que essa ideia surgiu da necessidade. De estreitar esses laços entre os comunicadores da área de fronteira.
“A ideia é nós colocarmos a comunicação como uma ferramenta fundamental para debater os temas que são tão caros a todos nós, o desenvolvimento econômico, o turismo, o ambiente, circulação de pessoas, aproveitamos o ensejo da primeira-feira binacional, temos o apoio total do Sebrae e do governo do Estado nessa reunião e daqui a gente pretende sair com um grupo de trabalho e o início de uma rede colaborativa entre os comunicadores para nós organizarmos um encontro ainda maior entre os comunicadores da fronteira e toda a região da Guiana”, afirma a diretora.
Outro ponto central do encontro foi a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que ficará responsável pela organização do I Encontro de Comunicadores da Fronteira Amapá e Região das Guianas. Ana Girlene, diretora da Rádio Difusora, destacou ainda que a iniciativa surgiu das demandas dos próprios comunicadores que atuam na região de fronteira, com o intuito de fortalecer as relações binacionais e promover um evento ainda maior no futuro.
Grupo francês Doubout Collective integrado pelos artistas F2N, da cantora Flávia Judah e Dj Z-James.
Ao fim, jornalistas e comunicadores prestigiaram a apresentação do grupo francês Doubout Collective integrado pelos artistas F2N, da cantora Flávia Judah e Dj Z-James.
A reunião foi realizada no último sábado, 03, e representou um passo significativo na construção de uma rede de comunicadores transfronteiriços.
Comments