Resistência e habilidade marcam abertura da Semana do Bombeiro 2025
- svioalmd4
- 2 de jul.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

Pela primeira vez, o Amapá sedia uma edição do torneio internacional “Bombeiro de Aço”, com a presença de competidores da Guiana Francesa e de outras federações estaduais. A disputa iniciou nesta quarta-feira (2), abrindo oficialmente a Semana do Bombeiro 2025.

A competição é uma prova de resistência e habilidade entre bombeiros militares, que reúne situações reais de combate a incêndios e salvamento, testando capacidades físicas e técnicas, como explica o capitão Harold Sena, coordenador do evento.
“Essa competição é dividida em quatro fases, onde o atleta vai subir a torre com uma mangueira, colocar lá em cima e pegar uma corda com outra mangueira, subir, colocar e descer esses degraus. Embaixo ele vai simular uma entrada forçada, como abrir-se uma parede ou uma porta, depois vai correr em zigue-zague, que é de mudança de direção, pegar uns guias pressurizados, trazer por 25 metros e apagar um foco de incêndio. Logo em seguida ele vai para a parte mais nobre da missão, que é justamente a nossa vítima, que tem em torno de 70 quilos, aqui no estado Amapá vai ser utilizado esse peso, mas em outros estados são utilizados de 80 a 90 quilos. No mundial é 90 quilos".
O coordenador ressaltou que os vencedores da competição irão integrar a equipe brasileira que participará do campeonato mundial.
“Esse primeiro passo no estado Amapá é justamente para começar a projeção mundial, semana passada tivemos o mundial nos Estados Unidos. O Brasil conseguiu o segundo lugar em medalhas no mundial, então queremos também levar nossos amapaenses para o mundial e compor essa equipe da seleção brasileira, então esse é um marco do bombeiro do Amapá”.
Para a soldado Laise Gama, do Grupamento Marítimo e Fluvial de Fazendinha, a competição é um desafio intenso. Porém, ela afirmou estar preparada para o torneio.
“O bombeiro de aço mostra um pouquinho como é a nossa rotina, o que a gente passa dentro de um incêndio e realmente exige um esforço físico muito grande e um preparo mental também, porque são exercícios muito intensos, às vezes dá aquela vontade de desistir, mas a gente tem gás, tem perseverança e bombeiro não pode desistir, a gente sempre tem uma vida dependendo da gente, então temos que estar sempre preparados psicologicamente e fisicamente”.
A prova é cronometrada, e o objetivo é completar todas as etapas no menor tempo possível. Os vencedores participarão da competição nacional, que será realizada em agosto, na cidade de Fortaleza, Ceará. Ao todo, oito equipes participaram da competição, entre elas, uma da Guiana Francesa e outra do estado do Pará.

O "Bombeiro de Aço" abre a Semana Nacional do Bombeiro Militar, com várias modalidades, entre elas vôlei, salvamento aquático, cabo de guerra e futebol. No sábado (5), acontece a tradicional Corrida do Fogo.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Commentaires