top of page
720X450.gif
Buscar

Reinauguração do Museu Kuahi resgata cultura indígena e fortalece identidade no extremo norte do Amapá

  • Foto do escritor: Jolinda Ferreira
    Jolinda Ferreira
  • 14 de jul.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jul.

Edy Wilson Silva

MUSEU KUAHI

Além da valorização cultural, o Museu Kuahi também promove o desenvolvimento econômico das comunidades indígenas.   Foto: Jhon Martins/GEA
Além da valorização cultural, o Museu Kuahi também promove o desenvolvimento econômico das comunidades indígenas.   Foto: Jhon Martins/GEA

O Museu Kuahi, localizado no município de Oiapoque, reabre suas portas neste sábado, 19 de julho, às 16h, após um período fechado e totalmente revitalizado. O espaço símbolo da cultura e resistência dos povos indígenas da região de fronteira com a Guiana Francesa, receberá visitantes, artistas e comunidades tradicionais em uma programação cultural diversificada.


A secretária de Estado da Cultura, Clícia Di Micelli, destacou a importância da reabertura do museu e o trabalho conjunto com as comunidades indígenas na gestão do espaço:


“A inauguração do Museu Kuahi dos Povos Indígenas do Oiapoque, marcada para o dia 19, às 16 horas, contará com a presença de representantes de todos os territórios indígenas do Amapá. Este museu, que estava fechado, representa um marco cultural, e sua reabertura tem como objetivo devolvê-lo à população indígena, ao município de Oiapoque e à nossa fronteira, constituindo um importante equipamento público de cultura do Estado do Amapá. A gestão do museu é 100% indígena, abrangendo desde a gerência até os serviços administrativos. O conceito de reabertura foi desenvolvido em colaboração com a comunidade, refletindo suas perspectivas e desejos. A fachada, por exemplo, é uma grande obra de arte que incorpora grafismos indígenas. O museu oferece um espaço moderno, incluindo uma loja para a comercialização de produtos indígenas e uma sala de espetáculos destinada aos artistas indígenas locais, que são diversos e organizados. O museu dispõe ainda de quatro salas de exposição, oferecendo uma estrutura completa para receber visitantes, turistas amapaenses, turistas de outros estados e estrangeiros, especialmente aqueles que cruzam a fronteira com a Guiana Francesa.”

Secretária de Estado da Cultura, Clícia Di Micelli.
Secretária de Estado da Cultura, Clícia Di Micelli.

Além da valorização cultural, o Museu Kuahi também promove o desenvolvimento econômico das comunidades indígenas. A loja será administrada pela Associação das Mulheres Indígenas em Mutirão, fortalecendo o protagonismo feminino e gerando renda local. O museu está localizado na Avenida Barão do Rio Branco, nº 160, no Centro de Oiapoque.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page