Rede estadual de ensino inicia ciclo de assessoramento técnico pedagógico para qualificar gestão e aprendizagem
- svioalmd4
- 23 de abr.
- 2 min de leitura
Marcelo Guido

A ação está sendo desenvolvida por uma equipe especializada, que garante suporte para o planejamento e realização de ações nas instituições dos 16 municípios.
Essa iniciativa é do Governo do Estado e tem como objetivo dar suporte a gestores e coordenadores no planejamento e na implementação de projetos nas instituições, visando o sucesso das ações e o aumento dos índices educacionais.
Para falar sobre o assunto, o “Bom Dia Difusora” recebeu em seus estúdios o coordenador de Políticas Educacionais da Secretaria Estadual de Educação (Seed), Bruno Marcelo. Ele explicou a importância da ação para a melhoria dos números educacionais no estado.
“Então, esse trabalho já vem sendo feito desde 2024 e agora nós estamos tentando reavivá-lo, ressignificá-lo, mas o objetivo principal é fornecer subsídios pedagógicos para todas as escolas, dar um direcionamento para as escolas. A ideia é que ele seja feito em rede com a perspectiva de que todas as escolas obedeçam o que é dito nesse assessoramento, claro, a partir das suas especificidades, dos seus ajustes, que é necessário fazer em cada escola, mas a ideia é que nós trabalhemos temas que nós consideramos importantes, como distorção da série, avaliações externas e internas, SAEB, que é uma das avaliações internas, gestão de aprendizagem, busca ativa, frequência. Planejamento, então são temas que nós elencamos que nós consideramos que a nossa rede precisa ainda trabalhar essas questões para que a gente possa alavancar os índices educacionais que certamente com esse trabalho bem feito esse índice certamente também aumenta”, contou.
O coordenador falou ainda sobre sua expectativa para o sucesso da empreitada, que vai dar suporte a educadores de escolas de toda a rede pública estadual.
“Nós temos uma equipe de 14 técnicos pedagógicos que irão fazer Santana e Macapá, e Mazagão, os outros municípios serão outro formato, mas a princípio esses 14 estão muito empolgados, então eles estão recebendo pautas, orientações, eles estão recebendo instrumentos avaliativos, maneira de observar, construção de coisas e de artefatos pedagógicos, e de planejamentos para apresentar para esses pedagogos, então a perspectiva é de que a gente consiga atingir, pelo menos a maior parte dos nossos pedagogos, que eles entendam que a nossa estada na escola é uma estada de ajuda, de colaboração, não de cobrança, nem de fiscalização, então a perspectiva é boa, é que a gente consiga dar um salto. E com isso, a gente tenha um índice, um resultado bem melhor do que nós estamos tendo”, informou.
A equipe realizará reuniões em todas as unidades de ensino, de forma presencial e on-line, de acordo com a disponibilidade de cada instituição. Essa agenda é realizada anualmente pela Seed.
As atividades de assessoramento se iniciaram na Escola Estadual Barão do Rio Branco, no centro de Macapá, com uma reunião preparatória, e seguirão pelos próximos meses, conforme agendamento com as instituições de ensino.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments