top of page

Radioterapia: Governador Clécio recebe equipamento de alta tecnologia para tratamento oncológico no Amapá

Janete Carvalho


São equipamentos de braquiterapia, acelerador linear e um conjunto de aparelhos para o planejamento da radioterapia


A saúde pública do Estado do Amapá deu um grande passo no tratamento oncológico nesta segunda-feira (16), quando o governador Clécio Luís recebeu equipamentos que vão integrar o novo centro de radioterapia, em construção na zona norte de Macapá. São equipamentos de braquiterapia, acelerador linear e um conjunto de aparelhos para o planejamento da radioterapia dos pacientes que realizarão tratamento contra o câncer no estado. Todos são de última geração, e o governador Clécio ressaltou que este é um dia muito importante para o Amapá.


“São equipamentos que vão compor esse centro de tratamento em radioterapia no Amapá, algo inédito e muito importante, que vai salvar vidas. Hoje, as pessoas que fazem tratamento contra o câncer e precisam de radioterapia têm que se deslocar para outros estados, ficando longe do conforto de suas famílias, alugando quitinetes, ficando em espaços inadequados ou de favor. Isso faz toda a diferença no resultado do tratamento.”

O Centro de Radioterapia será ligado ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal)


Com o novo centro de radioterapia, será possível completar o ciclo de tratamento oncológico no estado. O governador destacou o empenho do senador Davi Alcolumbre na aquisição dos equipamentos.


“E tem mais: toda essa área aqui vai se transformar em um grande centro de tratamento oncológico no Amapá. Isso já está acordado com o senador Davi Alcolumbre, que é o responsável por esses aparelhos estarem chegando e por essa obra. Ele articulou tudo isso no passado e já destinou recursos para a construção do grande centro de tratamento de câncer, que será transferido do Alberto Lima para cá. Esse novo centro terá desde o atendimento ambulatorial e consultórios até o tratamento especializado, como quimioterapia e radioterapia, quando necessário.”

Lea Learte, presidente da Associação de Pacientes Oncológicos Unidos pela Vida e pelo Amor (Apouva), falou sobre a importância desse novo tratamento no estado.


“A gente agradece e sabe que isso está sendo um marco para o nosso estado. Sabemos que isso aqui vai fazer diferença para muitas vidas. Vamos continuar nosso trabalho e queremos agradecer também pela farmácia, que está abastecida. Nós somos questionadoras, mas só nós sabemos o valor da nossa vida.”

Os equipamentos serão montados assim que a climatização do centro de radioterapia for concluída. O centro terá capacidade para atender 50 pacientes por dia, de acordo com Cláudio Reis, médico especialista em rádio-oncologia.


“Essa instalação tem um período estimado de 30 a 40 dias para ser concluída. Precisamos garantir que esses equipamentos estejam funcionando perfeitamente. Após o comissionamento, enviaremos todos os dados para a Comissão Nacional de Energia Nuclear e para a Anvisa, a fim de obtermos a licença de funcionamento. A previsão é que o centro comece a operar até o final do ano, com capacidade para atender 50 pacientes por dia, o que representa cerca de 600 pacientes por ano.”

O primeiro Centro de Radioterapia do estado será ligado ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que já mantém a Unacon, oferecendo atendimentos clínicos, cirurgias e quimioterapia. O prédio está sendo construído no bairro Infraero 2, na zona norte de Macapá, e a obra já está em fase de conclusão.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page