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Réveillon do Amapá movimenta mais de R$ 200 milhões e impulsiona a economia local

Janete Carvalho


BALANÇO REVEILLON
O evento contou com atrações e apresentações artísticas, locais e nacionais

O governador do Amapá, Clécio Luís, apresentou nesta terça-feira (7) os resultados da movimentação econômica e financeira durante o maior "Réveillon da Amazônia 2024", que incluiu restaurantes, rede hoteleira, geração de emprego, estimativa geral de público e segurança pública no período de 28 a 31 de dezembro de 2024.


Os dados gerais foram destacados com ênfase ao retorno econômico para o Amapá, comprovando que o estado está na rota dos grandes eventos nacionais, conforme o plano da gestão.


“Nós fizemos um réveillon de proporções grandes que foi noticiado no Brasil inteiro. O resultado do show do Roberto Carlos, o que ele falou sobre o show no Amapá, o que João Gomes falou, o fato dele ter trazido o filho e a família para passar o réveillon no palco, isso deu uma projeção gigante ao Amapá. E os números, que são muito positivos, o que nós queremos é mostrar esses números para mostrar que isso é uma política pública de turismo de eventos turísticos. E nós, com isso, conseguimos colocar o Amapá no circuito nacional de eventos. Mas não foi só o réveillon. Desde o ano passado, com o carnaval, e assim nós tivemos uma série de eventos como a Expo-feira e terminamos com o réveillon”, destacou.

O governador ressaltou que as informações consolidadas são referentes à entrada significativa de turistas no Amapá e ao transporte de passageiros, o que movimentou muito o comércio formal.


“Por exemplo, só nos quatro dias de réveillon, nós geramos 211 milhões de reais só com essas atividades do circuito de eventos turísticos, fora os demais. Então, são dados históricos, como 6 mil veículos atravessaram a ponte do rio Oiapoque, todos eles trazendo duas, três, quatro pessoas. Nós tivemos, nos últimos 10 dias, mais de 7 mil guianenses que atravessaram a ponte só nos últimos 10 dias para vir para os shows. Nós tivemos gente do Suriname, e tivemos desde o mototaxista que rodou muito e ganhou muito dinheiro, passando pelo taxista, pelo motorista de aplicativo, os lojistas que venderam muito, as pessoas vieram para cá e compraram nas nossas lojas, foram aos salões de beleza, visitaram nossos pontos turísticos, fizeram trilhas. Todo mundo ganhou com essa política, essa é a grande diferença. Os dados são frutos desse esforço público. Nós investimos do tesouro estadual cerca de 7 milhões de reais, conseguimos 10 milhões de patrocínio entre sistema ‘S’ e o privado, uma articulação do senador Davi Alcolumbre, e o retorno de 211 milhões de reais só nesses quatro dias”, enfatizou.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Ricardo Bueno, a lotação na rede hoteleira confirmou o sucesso do evento, o que ocasionou a contratação de mais funcionários para atender aos clientes.


“Nós tivemos que contratar pessoas extras para poder atender à demanda que foi para esses dias de festividades aqui no nosso estado. É uma coisa muito boa para ficar, esse turismo de eventos, e 100%, todos os hotéis se movimentaram, porque já tinha aquele movimento normal e, com essa vinda de pessoas para o réveillon, derramou. E a gente, como parte empresarial, tem que fazer também a nossa parte, de fazer as estruturas ficarem melhores, mais apartamentos, mais investimentos, porque é uma coisa que é um sonho da gente sempre, de ter o Amapá visto como está sendo visto pelo Brasil. E o faturamento sempre é bom.”

O evento foi realizado em uma união da iniciativa privada, Ministério do Turismo, senador Davi Alcolumbre e Governo do Estado do Amapá, no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá. O evento contou com atrações e apresentações artísticas, locais e nacionais. Os números detalhados do resultado do réveillon do Amapá estão no site oficial e nas redes sociais do Governo do Amapá.

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