Anita Flexa
Emissora será a Rádio oficial durante o pleito e tem como objetivo promover a democracia e o combate à desinformação.
A Rádio Difusora de Macapá e o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) firmaram um acordo de cooperação técnica para a divulgação de informações durante o período eleitoral. A assinatura do termo aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22, na sede do TRE-AP. O objetivo é promover a conscientização pública sobre diversos aspectos do processo eleitoral, contribuindo para o fortalecimento da democracia e o combate à desinformação.
Na oportunidade, um segundo acordo também foi firmado em conjunto com Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Bloco do Abel para a simplificação da linguagem em documentos oficiais, promover treinamentos e capacitações, realizar campanhas de conscientização e garantir acessibilidade para pessoas com deficiência
O acordo, representado pelo presidente do TRE-AP, Desembargador João Guilherme Lages Mendes, e pela diretora da Rádio Difusora, Ana Girlene Dias de Oliveira, visa a execução de um plano de trabalho que envolve a produção e veiculação de conteúdos informativos sobre temas cruciais para as eleições de 2024.
De acordo com Ana Girlene a Rádio Difusora, por sua vez, compromete-se a veicular esse conteúdo de maneira regular e adequada, além de oferecer espaço em sua programação para campanhas educativas.
“A Rádio Difusora está assinando dois termos de cooperação que pra mim são fundamentais para fortalecer o nosso papel institucional, que é facilitar para o público que ouve a rádio Difusora os temas, os assuntos de interesse da comunidade que são produzidos pelos órgãos de justiça”, afirma Ana Girlene.
De acordo com João Lages, presidente do TRE-AP, o acordo entre o TRE-AP e a Rádio Difusora de Macapá tem como principal objetivo promover a divulgação de informações de interesse público relacionadas ao processo eleitoral de 2024, além de fortalecer a democracia e combater a desinformação.
“Este projeto é um exemplo de como a colaboração entre diferentes instituições pode gerar grandes benefícios para a sociedade. O Tribunal Regional Eleitoral da Amapá M, o Tribunal de Justiça da Amapá, a Universidade Federal do Amapá, a Rádio Difusora e o Bloco do Abel mira esforços com o objetivo comum de simplificar a linguagem jurídica e promover uma comunicação mais eficiente e inclusiva”, afirmou João Lages.
O termo de cooperação, que vigora até 31 de dezembro de 2024, é celebrado sem transferência de recursos financeiros entre as partes, com cada instituição arcando com suas próprias despesas. Em relação à proteção de dados, ambos os partícipes se comprometem a seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para garantir a segurança e privacidade das informações pessoais.
Comments