Janete Carvalho
Ministro Carlos Lupi detalhou ações para preservar o caixa da Previdência e os direitos dos segurados (FOTO: Agência Brasil)
O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi o convidado desta quinta-feira (26) do programa "Bom Dia, Ministro". Durante a conversa com radialistas de várias regiões do país, ele detalhou ações do seu Ministério, como a ampliação de direitos e a redução de gastos, além da reestruturação e fortalecimento da Previdência Social e iniciativas para o desenvolvimento do país que envolvem a pasta.
Na ocasião, a jornalista Janete Carvalho, da Rádio Difusora, participou do programa e perguntou ao ministro sobre as novas regras dos consignados para aposentados e pensionistas, a partir de janeiro de 2025.
"Para ter uma ideia, hoje a taxa máxima estipulada pela Previdência é 1,66%. Tem banco que está cobrando 1,50%, e outros cobrando 1,46%. Quem já tem sua pensão ou aposentadoria pode escolher o banco que oferece a menor taxa. Isso pode ser feito a qualquer momento. É possível renegociar ou financiar. Para novos contratos, a partir de janeiro do ano que vem, nesse novo lote de bancos, eles terão que fazer isso apenas com bancos credenciados durante os primeiros 90 dias, que é uma fórmula que encontramos para melhorar a arrecadação da Previdência Social", ressaltou o ministro.
O ministro esclareceu ainda que os segurados que começarem a receber o benefício poderão solicitar o consignado antes do prazo de 90 dias no banco onde o benefício será pago.
"Para quem vai iniciar um novo processo de aposentadoria, ou seja, quem ainda não é aposentado ou pensionista, será necessário realizar o consignado durante 90 dias com o banco credenciado à sua região, pois isso é feito por lote, por cidade ou região. Portanto, cada um precisará abrir uma conta no banco correspondente e fazer o processo, inclusive a biometria. Todos os novos aposentados já estão realizando a biometria. Agora, quem já tem aposentadoria ou pensão pode escolher o banco que quiser, informar a portabilidade e mudar para o banco que ofereça a menor taxa", explicou.
O programa "Bom Dia, Ministro" é uma oportunidade de abordar os temas do Governo Federal sob o ponto de vista regional e local.
Transmitido ao vivo todas as quintas-feiras, às 8h, pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o programa pode ser acompanhado pela TV aberta ou pela internet. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio.
Comments