top of page

“Quero contribuir para uma advocacia inclusiva e diversa”, diz advogado que é o primeiro conselheiro seccional da OAB Amapá portador do Espectro Autista

Jamile Moreira


INCLUSÃO

Jairo Pereira Santana Júnior, de 33 anos, é o primeiro advogado autista a assumir o cargo de conselheiro seccional na OAB Amapá.
Jairo Pereira Santana Júnior, de 33 anos, é o primeiro advogado autista a assumir o cargo de conselheiro seccional na OAB Amapá.

Jairo Pereira Santana Júnior, de 33 anos, se tornou o primeiro advogado autista a ocupar o cargo de conselheiro seccional na OAB Amapá, marcando um avanço na inclusão e diversidade. Natural do Amapá, Jairo superou desafios desde a infância, como bullying e dificuldades sociais. Somente em 2022 Jairo foi diagnosticado com autismo, autodidata e com habilidades excepcionais, ele sempre encontrou na educação um caminho para se expressar.


Jairo conta que mesmo com muitos obstáculos ele nunca pensou em desistir.

“A minha trajetória foi marcada por muitas superações, dificuldades, mas persistência, principalmente por não saber a questão do autismo, por exemplo, eu desenvolvi o transtorno de ansiedade, sofri bullying, até mesmo desconfiança, mas eu pude seguir firme e pude ser aprovado no exame da ordem e consegui desenvolver minha trajetória dentro da advocacia” contou Jairo.

O advogado acredita que o autismo não é uma limitação, mas uma característica que, com apoio adequado, pode levar ao desenvolvimento de grandes habilidades.


“Com o diagnóstico eu me senti liberto, a partir do momento que descobri ter o espectro autista eu faço terapia e desenvolvo habilidades aliando isso no meu trabalho da advocacia”, completou o advogado.

Motivado pela luta contra injustiças, Jairo conta que escolheu o direito para ser um agente de mudança e hoje defende a inclusão, a diversidade e o acesso à justiça. Este ano ele teve seu nome indicado para conselheiro seccional da OAB e teve a indicação aprovada.


“Meu nome foi levado para apreciação do presidente da OAB, Dr Israel e pela vice-presidente Dra Cristina Rocha que foram super atenciosos comigo, abraçaram a causa da inclusão e da diversidade e nesse ponto eu pude fazer parte da nova diretoria da OAB Amapá onde hoje exerço a função de conselheiro seccional. Minha expectativa é poder contribuir para uma advocacia inclusiva, que seja diversa e também mostrar o valor do autista, mostrar que ele pode contribuir como cidadão e mostrar que um diagnóstico não define o que ele pode ser”, finalizou o conselheiro.

A história de vida de Jairo inspira pessoas autistas e a sociedade em geral, mostrando que, com perseverança e oportunidades, é possível superar barreiras e alcançar grandes conquistas.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page