Prêmio "Amazônidas Protagonistas" homenageia 80 mulheres no Amapá
- perolapedrosa7
- 3 de out.
- 1 min de leitura
Edy Wilson

A 4ª edição do Prêmio Amazônidas Protagonistas acontece nesta sexta-feira (3), no Museu Sacaca, em Macapá. A cerimônia, marcada para às 17h, vai homenagear 80 mulheres que se destacam em diferentes áreas da sociedade, com a entrega de troféus e programação cultural.
Criado em 2022 pela escritora ribeirinha Roseane de Fátima Almeida Maciel, conhecida como Rose Show, o prêmio se consolidou como a principal premiação feminina do estado, ao dar visibilidade a trajetórias de resistência, atuação comunitária e liderança local. A cerimônia contará com apresentações culturais, show poético e a entrega dos troféus.
"O Prêmio Amazônidas Protagonistas nasceu a partir de um concurso nacional, no qual conquistei o primeiro lugar com uma poesia e o direito de lançar o livro Amazônidas. Ao analisar a realidade das mulheres do Amapá e da Amazônia, percebi a ausência de uma premiação dedicada a nós. Então criei este prêmio, que já chega à sua quarta edição. Ele valoriza e enaltece o eu de cada mulher: quem sou, o que fiz, o que faço, como é a minha luta, onde cheguei e o que ainda posso contribuir. O prêmio traz reflexões sobre cultura e sociedade”.

O Prêmio Amazônidas Protagonistas chega à quarta edição reafirmando o lema de Rose Show — “Guerreiras não desistem, transcendem” — como símbolo da força e da representatividade feminina no Amapá.




Comentários