Janete Carvalho
Resultados orientam a formulação de políticas públicas educacionais
A Secretaria Estadual de Educação (Seed) iniciou nesta quinta-feira (7) a aplicação das provas de fluência em leitura do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Sispaeb) para 25 mil estudantes da rede pública estadual, do 2º e 5º ano do ensino fundamental I.
A avaliação será realizada nos 16 municípios do estado, abrangendo tanto a disciplina de Língua Portuguesa quanto a de Matemática. Este sistema tem como objetivo avaliar os índices educacionais no estado do Amapá, visando buscar estratégias para fortalecer o aprendizado dos alunos, como destaca Maralene Araújo, assessora pedagógica da Escola Estadual Araçary Corrêa Alves.
“Nós queremos conhecimento para que possamos trabalhar com esses resultados, identificando qual foi a maior dificuldade e o que precisamos intensificar no próximo ano ou até mesmo no final deste ano letivo, para melhorar a qualidade da nossa educação.”
A prova desta quinta-feira foi destinada aos estudantes do 5º ano; na sexta-feira, será aplicada para os estudantes do 2º ano. As questões analisam a fluência em leitura e raciocínio. Neste primeiro dia, todos os alunos compareceram para realizar a avaliação.
“Nós estamos trabalhando há vários meses com a divulgação e a mobilização das famílias para que acompanhem as crianças e elas não faltem neste dia, pois é muito importante para que possamos obter o resultado dessa avaliação. Os professores mobilizaram-se em sala, fizemos simulados, tudo voltado para que os alunos pudessem desenvolver essa avaliação, e hoje, nosso quinto ano, graças a Deus, teve 100% de presença. Agora é aguardar o resultado.”
Aline Vitória, aluna do quinto ano, conta que ficou ansiosa na hora da prova, mas acredita que esse tipo de atividade é importante para os alunos.
“Eu fiquei nervosa, de fato, mas é normal. Preciso manter o foco, me concentrar mais e evitar errar uma questão. E essa prova é importante para a escola, para melhorar o ensino para os alunos e coisas desse tipo.”
Dados da prova de 2023 mostram que o Amapá foi o estado que mais avançou no percentual de alfabetização na Região Norte e o 3º colocado no geral, alcançando 42% dos estudantes do 2º ano letrados em 2023.
Comentários