Projeto Vitória Régia desembarca na Ilha de Santana com mutirão de saúde e treinamento profissional
- svioalmd4
- 24 de out.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Amapá (Samu-AP) realiza neste sábado, 25, mais uma edição do Projeto Vitória Régia, iniciativa que leva atendimentos médicos e capacitação em saúde à comunidade ribeirinha da Ilha de Santana, das 8h às 14h. O projeto tem como objetivo aproximar os serviços públicos das populações que vivem em regiões de difícil acesso, oferecendo atendimentos especializados e treinamentos práticos voltados a moradores e profissionais locais.
Com o apoio da Prefeitura de Santana, o projeto disponibilizará atendimentos médicos, além de treinamentos em urgência e emergência ministrados pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU). A programação também inclui serviços de bem-estar, como corte de cabelo e massagem, reforçando o cuidado integral com a saúde e a qualidade de vida da população, como destacou o diretor do Samu e coordenador-geral do projeto, Donato Farias.
“Nós estaremos levando consultas de clínica geral, consultas de pediatria, consulta de ginecologia, além de estar fazendo ultrassonografia obstétrica e de abdome e também levando a nossa equipe do núcleo de urgência-emergência em ensino para capacitar e qualificar os profissionais lá. Que é uma ação que o governo vem desenvolvendo promovendo. É uma ação do governo do Estado, onde o Samu é parceiro, levando ações de atenção primária e fortalecendo a cobertura daquele município”.
O Projeto Vitória Régia integra as estratégias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para levar serviços essenciais às comunidades ribeirinhas, utilizando os profissionais especialistas que já integram a rede de saúde do Samu. Dessa forma, promove cidadania e fortalece o vínculo entre o poder público e a população do interior do Amapá, explicou Donato.
“O Projeto Vitória Régia é um projeto que nasceu através da vivência do Samu, principalmente no atendimento das áreas ribeirinhas, onde alguns municípios não conseguem capilarizar o atendimento da atenção primária, levando alguns procedimentos, algumas consultas de maior complexidade Dentro do nosso quadro de profissionais médicos, nós possuímos ginecologista, pediatra, possuímos profissionais com RQE, então montamos um projeto que é intitulado projeto Vitória Régia, onde nós utilizamos o nosso dispositivo aquaviário para fazer o atendimento a essas comunidades”.
Toda a estrutura será transportada por via fluvial, com suporte logístico do Samu e apoio da Prefeitura de Santana, que mobilizou agentes comunitários e lideranças locais para garantir o sucesso da iniciativa.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários