top of page
Buscar

Projeto Lona Aberta: Festival de Circo e Palhaçaria Amapaense traz arte, cultura e entretenimento circense para a população amapaense

  • svioalmd4
  • 8 de abr.
  • 2 min de leitura

Marcelo Guido


CIRCO

Criado em 2012, o projeto une a tradição circense à irreverência do palhaço contemporâneo
Criado em 2012, o projeto une a tradição circense à irreverência do palhaço contemporâneo

O espetáculo circense “Palhassada Muzikada”, da Cia Turma do Biribinha, faz parte da programação da III edição do Projeto Lona Aberta - Festival de Circo e Palhaçaria Amapaense. As apresentações estão marcadas para acontecer às 19h, desta terça-feira, dia 8, no Sambódromo R. Peixe, em Macapá.


Alice Araújo, coordenadora da Cia. Gangapé e idealizadora do festival, conta como surgiu a ideia.


“Então, a gente é a Companhia Gangapé, a gente é um grupo de circo, teatro e do Estado do Amapá, a gente tem 19 anos de carreira no Estado e a nossa missão principal é socializar a arte. Então, o projeto Lona Aberta surge do nosso desejo de democratizar a arte circense que é pensada, que é produzida no Estado do Amapá, a gente fortalecer a cadeia do circo e mostrar para a população amapaense os artistas maravilhosos que a gente tem”, contou

A coordenadora aproveitou a oportunidade para falar sobre suas expectativas para o evento e fazer um convite para as apresentações.


“Então, as nossas expectativas são as melhores. A gente atende as sessões de urnas de manhã e tarde, a gente atende as escolas, a gente está com um rol de 11 escolas que estão participando do projeto, as crianças vêm assim muito alegres, muito felizes, a nossa expectativa de público é bem legal e aí a gente convida também a população amapaense para que venha prestigiar”.

O projeto, criado em 2012, combina a tradição do circo com a excentricidade do palhaço contemporâneo. Com instrumentos inusitados e interação com a plateia, Biribinha e Pipoca, interpretados por Teófanes Silveira e Seliana Silva, convidam o público a fazer parte de uma verdadeira “Sinfonia Engraçada”, repleta de música, humor e criatividade.


A programação geral terá início na terça-feira, às 9h, com a presença de estudantes das redes municipal e estadual de ensino, atendendo cerca de 11 instituições. O intuito é promover a democratização e o acesso à cultura, proporcionando uma experiência transformadora por meio do circo.


A arte circense é um dos mais antigos e potentes instrumentos de formação cultural, promovendo a imaginação, o lúdico e a expressão artística. O Projeto Lona Aberta, realizado pela Cia. Cangapé com o apoio do Governo do Amapá, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), reafirma seu compromisso com a valorização dessa tradição, criando um espaço de celebração, aprendizado e fortalecimento do circo no Amapá.


O projeto durará três dias: 8, 9 e 10 de abril (terça, quarta e quinta-feira), com sessões às 9h, 15h e 19h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page