Projeto Delas Tech inicia com a participação de 100 mulheres que serão capacitadas em inovação tecnológica
- Jolinda Ferreira
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

O projeto “Delas Tech”, que promove o empoderamento feminino teve sua aula inaugural na última segunda-feira, 7. A iniciativa que vai capacitar 100 mulheres em diversas áreas da programação de aplicações digitais com disciplinas sobre arquitetura de computadores, desenvolvimento de softwares e outros assuntos relacionados à tecnologia tem apoio do mandato da deputada federal Professora Goreth e da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edivan Andrade, explicou que o projeto busca principalmente proporcionar a geração de negócios e renda para as mulheres a partir da tecnologia.
“O principal objetivo é enfrentar uma lacuna de formação, de capacitação de mulheres em relação ao desenvolvimento de software e programação. A gente sabe que nesse mundo de tecnologia ainda o mundo masculino é majoritário e a gente focou em mulheres exatamente para permitir essa maior inserção do público feminino nesse tipo de educação. Educação voltada a gerar negócios a partir da inovação tecnológica”
A deputada Professora Goreth, enfatizou que inserir mulheres em um mercado majoritariamente masculino é uma forma de mostrar que elas são capazes de estar onde quiserem e mudar o seu padrão de vida através da educação.
“Nós sabemos que esse é o mercado que está em expansão e precisa de profissionais, e nós estamos colocando foco nas mulheres. Nós mulheres não precisamos fazer cursos apenas de corte-costura, de alimentação, não que esses cursos não sejam importantes, mas nós vamos através desta experiência mostrar que as mulheres podem estar onde elas quiserem. Então é o primeiro curso voltado para tecnologia, especificamente para mulheres no estado do Amapá. Esse é apenas o primeiro. Daqui a pouco nós vamos anunciar mais investimentos nessa área e nós estamos muito felizes porque 500 mulheres se inscreveram para participar do processo seletivo e 100 dessas 500 foram selecionadas e hoje é aula inaugural. Então o Amapá está em festa, em breve teremos 100 profissionais no mercado de trabalho, nessa área de desenvolvimento de software, de programação, na área de intelectual, inteligência artificial, contribuindo com o mercado de trabalho e contribuindo assim para mudar o padrão de vida dessas mulheres”.
A designer Thaise Silva, é uma das alunas do curso e falou sobre a expectativa de participar do curso e aperfeiçoar seus conhecimentos na área.
“Aqui no curso eu vi uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre programação. É uma área ainda muito pequena quando eu olho participação de mulheres. Então, a minha expectativa é conhecer um pouquinho mais, ter um pouco mais de experiência, de usabilidade dentro da área e poder também contribuir junto com o meu trabalho de comunicação que é no designer, que é na comunicação popular e na edu-comunicação”.
Para a realização da aula inaugural, a iniciativa conta com o apoio especializado da Unifap, por meio do projeto de extensão Samaúma Tech, do departamento de educação a distância (DEAD).
Ao todo, foram investidos R$ 260 mil para o “Delas Tech” de emenda parlamentar da deputada federal Professora Goreth.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comentarios