top of page

Projeto de capacitação para profissionais em educação inclusiva é lançado no Amapá

Janete Carvalho


WhatsApp Audio 2024-08-12 at 17

capacitações serão voltadas para 1,8 mil profissionais da educação


A Secretaria Estadual de Educação (Seed) iniciou, nesta segunda-feira (12), o projeto ‘Laços da Inclusão’ com capacitações em educação inclusiva para 1,8 mil profissionais do Amapá, com o objetivo de fortalecer esse processo no estado, com os alunos atendidos pela educação especial.


Esta ação já vem sendo desenvolvida no estado, como enfatiza a titularidade da Secretaria de Educação, Sandra Casimiro.


“Em 2023 e 2024, nós aumentamos nosso número de estudantes na educação especial dentro das escolas, e nós conseguimos pelo menos identificar com mais precisão esses estudantes, é uma ação que o governo tem feito, eu destaco também o financiamento que o governo do Estado está fazendo para as salas de atendimento educacional especializado, porque nós precisamos primeiro recepcionar esse aluno, destaco os profissionais capacitados, mas depois que eles tão dentro das escolas nós precisamos cuidar para que esse estudante, tenha efetivamente um aprendizado, é isso que o governo tem feito também”.


Obadias Souza, diretor do Centro de Altas Habilidades da Seed, disse que a iniciativa é louvável pelo número significativo de alunos que necessitam desse aprendizado mais qualificado.


“Nós sabemos que nós temos uma grande demanda do público da educação inclusiva, dentro desse rol você vai ter alunos com autismo, deficiência intelectual, deficiência física, síndrome de Daw, altas habilidades, surdez, cegos e etc. Então essa iniciativa ela vem para corroborar com o trabalho que nós realizamos, não só nos centros especializados, mas também nas escolas regulares porque muitas vezes o profissional que está dentro daquela escola não tem noção de como lidar com aquele aluno que tem uma especificidade, não sabe como que tem que preparar uma atividade, prova, como que ele faz para incluir aquele aluno naquelas diversas atividades que a instituição escolar realiza”.

Para o professor Antônio Carlos, diretor da Associação de Cegos e Amblíopes do Amapá(ACCAP), o evento é importante porque abre novas expectativas para a pessoa com deficiência.


“Eu, enquanto pessoa com deficiência, eu vejo isso como um passo a mais da pessoa com deficiência na questão de que a inclusão se torne cada vez mais real, mais abrangente, mais acessível á pessoa com deficiência, que sonha, como todos os demais cidadãos, de ter importância na sociedade”.

Essa é a sexta e sétima etapa do projeto "Laços de inclusão", as capacitações são realizadas através da Seed, e ocorrem ao longo do mês de agosto em Macapá, e no dia 21 em Santana. O evento conta com palestras e roda de conversa.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page