top of page

Projeto 'Alôzinho' do Governo do Amapá chega ao município de Santana com visitas educativas

Janete Carvalho


PROJETO ALÔZINHO

O projeto tornou-se uma das principais ferramentas de combate aos trotes no Amapá


O projeto 'Alôzinho', do Governo do Amapá, tornou-se uma das principais ferramentas de combate aos trotes e, durante o segundo semestre de 2024, segue em processo de expansão das atividades, contemplando escolas de outros municípios do estado.


As ações abordam os malefícios do trote, atuação das forças de segurança pública e temas como saúde mental e bullying


Nesta sexta-feira, 20, a ação ocorreu na Escola Estadual São Bento, em Santana. Cíntia Alencar, coordenadora do projeto, destacou que o 'Alôzinho' leva conteúdos como os malefícios do trote, a atuação das forças de segurança pública, além de temas como saúde mental e bullying.


"O projeto social 'Alôzinho' tem o objetivo de levar, não apenas para as escolas, mas para toda instituição pública, privada e empresas, a temática do trote, que é crime, não uma brincadeira. O trote gera congestionamento nas linhas telefônicas, atrasa o atendimento das forças de segurança pública e causa transtornos para os cidadãos que realmente precisam ser atendidos", explicou.

O coordenador do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), Diego Alves, ressaltou que o número de trotes é alto e que as ações do projeto devem ser intensificadas.


"Nos chama atenção, pois é apenas uma das nossas frentes de combate ao trote. O número mensal de ligações chega a 700, o que nos preocupa. Estamos trazendo essa temática para as escolas e para a imprensa justamente para conscientizar a população sobre o trote, que é um crime. A abordagem também envolve a relação com o episódio de Patrícia Façanha e a 'Turminha do Bem'. O projeto 'Alôzinho' é, de fato, uma lei estadual que faz referência ao trágico incidente ocorrido devido a um trote em uma ocorrência do Corpo de Bombeiros", frisou.

Atividades lúdicas, exibição de vídeos educativos e a participação de mascotes do projeto chamam atenção das crianças e adolescentes


O projeto trabalha com atividades lúdicas voltadas para crianças, jovens e adolescentes, exibe vídeos educativos e conta com a participação dos mascotes Alôzinho e Trotinho. A ação também aborda o cuidado com os animais.


O projeto 'Alôzinho' foi criado em 2011, justamente devido à morte da bombeira militar Patrícia Façanha, que faleceu após o registro de uma ocorrência falsa. Durante o deslocamento da equipe do Corpo de Bombeiros para atender à ocorrência, houve um acidente, no qual a bombeira veio a óbito. A partir desse incidente, surgiu o projeto.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page