top of page
Buscar

Profissionais de saúde do Amapá são capacitados para reforçar vacinação nos hospitais

  • svioalmd4
  • 30 de jun.
  • 2 min de leitura

Janete Carvalho

VACINA

O treinamento aborda o uso dos sistemas SIES e SIPNI para controle de vacinas e registro de imunizações no Amapá.
O treinamento aborda o uso dos sistemas SIES e SIPNI para controle de vacinas e registro de imunizações no Amapá.

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) promove, durante dois dias, um treinamento para profissionais das salas de vacinas dos hospitais do estado, com o objetivo de atualizar o uso dos Sistemas de Informações em Saúde na prática da vacinação.


A iniciativa visa ainda aperfeiçoar o fluxo das atividades na cadeia de frio, como explica Robson Sabath, superintendente em exercício da SVS.


“Esse treinamento é uma preocupação que a Superintendência de Vigilância em Saúde tem em estar deixando os profissionais dos hospitais que não são a atenção básica, que trabalham com média e alta complexidade, estarem devidamente habilitados e treinados em sala de vacina, desde a rede de frios, manutenção de estoque de vacinas, gerenciamento dos sistemas na própria sala de vacina do hospital. Então é um treinamento voltado para quem é profissional da sala de vacina, a maioria das vezes enfermeiros e técnicos de enfermagem, mas outros profissionais de saúde também participam de acordo com a gestão de cada hospital, é muito importante a participação do pessoal do DSEI, que é o Distrito Sanitário Indígena, aqui a gente trabalha o estado do Amapá e o norte do Pará a questão indígena tem toda uma legislação especial, por conta das características culturais, do acesso que tem que ter com eles, a confiança que tem que estar sendo gerada. Então todos esses profissionais são qualificados também em relação à vacinação dos povos indígenas".

Maria Dalva da Rocha, enfermeira e gerente do serviço ambulatorial da Maternidade Mãe Luzia, destacou que a iniciativa é importante, pois garante um trabalho de qualidade.


“Para a gente é extremamente importante, porque somos a primeira maternidade do SUS no estado do Amapá e estar atualizando a equipe é importante, porque vai trazer um trabalho de melhor qualidade, uma assistência mais digna, mais adequada e a questão da vacina está sempre mudando, está sempre renovando, então, essas atualizações são muito importantes para capacitar a equipe, para que elas estejam aptas para atender o nosso público com qualidade”.

O treinamento começou nesta segunda-feira (30) e segue na terça-feira (1), na Faculdade Estácio Seama. A programação inclui o Sistema de Insumos Estratégicos (SIES), onde é registrada a entrada e saída dos imunobiológicos que o estado recebe do Ministério da Saúde e distribui aos estabelecimentos de todo o Amapá, e o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), utilizado para fazer o registro de vacinados.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page