Profissionais da assistência social participam de seminário para alinhar estratégias no combate ao trabalho infantil
- svioalmd4
- 11 de jun.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Para fortalecer as ações e o engajamento de profissionais e instituições no combate ao trabalho infantil, o Governo do Amapá deu início, nesta quarta-feira, 11, ao seminário Tecendo Redes, que aborda o papel social com as famílias no enfrentamento ao trabalho de crianças e adolescentes.

De acordo com a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social, Karina Alfaia, a programação conta com debates e palestras para direcionar as estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil no estado.
“Hoje o Governo do Estado está iniciando esse seminário, com o objetivo de traçar ações estratégicas visando alcançar o nosso público, que é a criança e adolescente. Porém, para alcançar esse público, nós precisamos alcançar o lar dessas crianças, ou seja, o núcleo familiar. Muitas das vezes, essa criança, esse adolescente, ele se encontra em um lar no qual é um lar de extrema vulnerabilidade social. Muitas vezes é uma mãe de família, é um lar no qual a mãe está desempregada, o pai está desempregado, não tem uma estrutura, uma base familiar na qual essa criança possa crescer com a garantia de direitos que ela tem e necessita receber. Nós sabemos a importância que a capacitação desses profissionais é necessária, porque hoje o Estado é responsável por coordenar e assessorar os 16 municípios no que tange a política de assistência social. É um seminário que está visando traçar ações estratégicas, não só para ficar no diálogo e na conversa, mas para que essas ações sejam efetivamente executadas”, explicou Karina.

A ação reúne profissionais dos 16 municípios. Um deles é o assistente social Eduardo Videira, de Mazagão. Para ele, o seminário vai possibilitar a criação de estratégias que melhorem a atuação das equipes em sua área.
“E esse evento vai estar me colaborando e muito, justamente comigo e minha equipe, e ao município de Mazagão, para que a gente possa estar juntos aqui, formulando ideias, estratégias para estar combatendo o trabalho infantil dentro do município. Então para mim é muito gratificante estar aqui hoje participando desse evento, para que a gente possa estar criando estratégias e coletando informações para que a gente possa estar exercendo um trabalho de mais excelência no município de Mazagão”.
O seminário, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), com apoio do Núcleo de Proteção Social Especial, acontece até quinta-feira, 12 de junho, no auditório da Fecomércio, no bairro Central.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments