top of page

Por ser considerado o estado mais preservado do país, Amapá é sede do 3º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas do Brasil

Janete Carvalho


TCE

Evento reúne representantes de todo o Brasil para debater preservação ambiental e desenvolvimento sustentável


Com o tema "Amazônia: Realidade Desafios e Oportunidades", o estado do Amapá foi escolhido como sede do 3º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento conta com autoridades, especialistas, sociedade civil e representantes de todo País para debater a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.


O governador do Amapá Clécio Luís destacou a importância do Congresso principalmente por ser realizado do estado. O evento ratifica o novo momento do Amapá que segue atraindo eventos nacionais, que é uma das metas do Plano de Governo da atual gestão.


Governador do Amapá, Clécio Luís, destaca que evento aquece a economia local


“É uma honra para o Amapá estar recebendo esse evento dos tribunais de contas e conta com toda a participação do governo do estado , todo apoio porque está dentro da política estadual de grandes eventos que atrai negócios, pessoas que lotam nossos hotéis , restaurantes. Faz as pessoas conhecer a nossa capital Macapá, o estado , então é um evento muito importante porque vamos discutir, meio ambiente num momento em que nós vivemos a pré cop 30 da Amazônia que vai acontecer em Belém, é realmente uma honra poder receber este evento aqui no Amapá”, explicou o governador.

O congresso, é organizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), e terá a duração de dois dias. Paulo Roberto Martins, coordenador geral do evento e 2º vice-presidente do Tribunal de Contas do Amapá ressaltou que ao término da programação será elaborada a carta da Amazônia para ser apresentada na Cop 30 em Belém do Pará ano que vem.


“O estado do Amapá, que é o estado mais preservado do Brasil, é o local certo para se debater e para se discutir esse tema, que é da nossa região amazônica. Nós vamos estar debatendo hoje e amanhã, temos palestrantes de diversas partes do Brasil, conselheiros de todo o Brasil, temos Ministério Público de Contas do Brasil para debater esse assunto junto aos Tribunais de Contas. Ao término, nós teremos a Carta da Amazônia, que é a Amazônia que nós queremos, a Amazônia que nós desejamos, e depois de todo esse debate, vai ser feita essa carta, que vai ser o passo inicial do Amapá para a COP30, que vai ser ano que vem no Pará”, frisou.

Para o Presidente da associação do Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) Edilson Silva, o congresso representa uma oportunidade única para fortalecer parcerias, e propor soluções inovadoras para os desafios ambientais enfrentados pelo Brasil, e garantir a qualidade de vida das pessoas.


“Nós temos visto que o homem não tem dado a atenção devido ao meio ambiente, e se fala muito em preservação, mas nós temos que preservar sim, temos também que pensar no homem. Ter a preservação com desenvolvimento sustentável, e o importante disso é que até agora, se ninguém se conscientizou, e os debates vão demonstrar isso, a natureza está cobrando, estamos vendo secas, inundações, estamos vendo aí, uma série de alteração no clima e, portanto, nós estamos aqui para isso e essa é uma oportunidade para discutirmos aqui e repensarmos no desenvolvimento instantâneo da Amazônia”, contou.

O evento começou nesta quinta-feira 22 e segue até sexta 23, na sede do Sebrae Amapá. Na ocasião serão debatidos temas como: gestão ambiental, conservação da biodiversidade, enfrentamento às mudanças climáticas, educação ambiental, entre outros, com o intuito de fomentar a adoção de práticas ambientalmente responsáveis e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page