Marcelo Guido
A iniciativa é do Instituto Mapinguari, que, em conjunto com associações de agricultores, lançou a campanha “Avança Amapá, implementa a Peapos já”. Essa ação visa à implementação da política estadual no Amapá.
A política tem por objetivo fortalecer e incentivar as produções oriundas da agroecologia. A ideia é implementar ações que agreguem valor às produções orgânicas e aos produtos da sociobiodiversidade local.
Para falar sobre o assunto, o “Bom Dia Difusora” recebeu Janie Moura, mobilizadora da Frente de Sistemas Alimentares do Instituto Mapinguari. Em entrevista, ela explicou sobre a Peapos, que já foi aprovada em 2023.
“A política, ela vem fomentar a produção de alimentos sustentável e alimentos saudáveis aqui no Amapá, ela vem falar sobre o fortalecimento do desenvolvimento sustentável rural, a partir do fortalecimento da cadeia econômica de produtores rurais, de comunidades tradicionais, comunidades extrativistas, assentados da reforma agrária e povos indígenas também. Então ela tem um poder de valorizar o papel social, político e econômico dessas populações. Por isso ela se difere das outras políticas de incentivo à agricultura”, contou.
Moura lembrou também outras ações do Instituto no estado.
"Desde o ano de 2021 o Instituto Mapinguari vem falando de sistemas alimentares e a gente vem falar de produção orgânica, não só no sentido de produzir orgânico, mas também como uma forma de mitigação das mudanças climáticas. Então é uma forma de a gente trabalhar também a mitigação das mudanças climáticas a partir da produção de produtos orgânicos. Enquanto aqui no Amapá a gente vê que há uma demanda, mas os produtores rurais, tanto orgânicos quanto não orgânicos, têm grande dificuldade de produzir seus alimentos, tanto quanto acesso a maquinário, a própria renda mesmo, que acaba sendo pouca, e o escoamento dessa produção. Apesar de produzirem, ainda assim têm dificuldade no escoamento da produção. Então a gente vem buscando fortalecer esse debate e fortalecer que as próprias pessoas cheguem ao governo e cheguem na política, entendam o papel social. Social que estão ali nesse sentido para eles mesmos se fortalecerem enquanto comunidade e cobrar o governo por uma política que vai incentivar a produção própria deles”, resumiu.
A Peapos visa criar uma rede de incentivos para a agricultura familiar, bem como fortalecer as cooperativas e associações de grupos que atuem nesses formatos produtivos. Além disso, cria uma comissão, que é o mecanismo de acompanhamento da política, composta por membros da sociedade civil e do Governo do Estado.
Commentaires