top of page

"Plantão Social" amplia atendimento e presença de serviços do Estado em residenciais de Macapá

Marcelo Guido

Moradores dos residenciais Macapaba, Miracema e Vila dos Oliveiras serão beneficiados com serviços que visam promover a participação e inserção social das famílias, em articulação com políticas públicas do estado. Para atender às demandas e solucionar dúvidas dos moradores, o Governo do Amapá designou equipes para operar em esquema de Plantão Social.



Por meio do serviço, os moradores recebem orientações e fazem requerimentos relacionados à moradia e outras atividades sócio-assistenciais. Para falar sobre essa ação o subsecretário de habitação do Amapá, Max Yataco, esteve no “Bom dia Difusora”, desta terça-feira (09), e destacou sobre a importância dessa ação permanente do Governo do Estado.

“O plantão social hoje está funcionando nos três residenciais de responsabilidade do Governo do Estado. No residencial Macapaba, no residencial Miracema e no residencial Vila dos Oliveiras, recentemente entregue. Foi um pedido do Governador, com a instituição da Secretaria de Estado de Habitação, a gente implantou esses plantões sociais que contam com atendimento psico-social, tem atendimento pedagógico. Existe um acompanhamento das famílias para melhor acomodar elas dentro dos residenciais. A gente sabe que. Dessas famílias para esses tipos de moradia, ela gera algumas mudanças da qualidade de vida e isso é muito importante para que a gente possa estar auxiliando essas famílias na mediação de conflitos”, disse.


O gestor ressaltou que a aceitação por parte da população tem sido positiva, com muitos residentes procurando o atendimento.


“As famílias têm acompanhado bastante, têm ido bastante aos plantões, sempre que tem algum problema. E é através do plantão social também que chega as políticas públicas para dentro dos residenciais, seja elas de cidadania, de empreendedorismo, de participação social, de formação de lideranças. Nós temos feito uns trabalhos interessantes com a comunidade, de formação, em especial na zona norte no residencial Miracema, com cursos de capacitação, vamos entrar agora nos outros residenciais também, coom essas capacitações , uma parceria que nós vamos fazer junto com o Senai , então tem muita coisa bacana e as famílias dos residenciais têm apoiado bastante, têm estado bastante dentro dos plantões sociais”, informou o gestor.

Os grupos do Plantão Social têm como objetivo atender as famílias residentes nos habitacionais, promovendo a participação e inserção social dessas pessoas em articulação com outras políticas públicas. Essa iniciativa facilita o acesso aos serviços, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a efetivação dos direitos sociais.


As equipes, designadas pela Secretaria de Estado da Habitação, são compostas por técnicos e assistentes sociais que oferecem à população um canal de diálogo mais próximo e menos burocrático, capazes de resolver as questões apresentadas de forma rápida e satisfatória.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page