Janete Carvalho

Depois de uma espera de 29 anos, a Escola de Samba Piratas Estilizados é a campeã do Carnaval amapaense de 2025. O título veio após uma disputa acirrada com a Universidade de Samba Boêmios do Laguinho e foi decidido no desempate do quesito mestre-sala e porta-bandeira, com 20 pontos contra 19,5.
As duas escolas somaram 180,60 pontos nas notas dadas pelos jurados.
A Piratas Estilizados levou para o Sambódromo R. Peixe o enredo que mostrava a trajetória do açaí como símbolo de identidade do Amapá, contando com cerca de 900 brincantes.
Para a presidente Rebeca Lima, a conquista foi uma resposta de muito trabalho e do dever cumprido.
"Com certeza, sabemos o trabalho que a gente fez; foram meses trabalhando, construindo para executar esse projeto lindo que apresentamos na Ivaldo Veras, e a gente só tem gratidão, e sensação de dever cumprido, porque a nossa comunidade abraçou a proposta, a nossa diretoria foi incansável, e a gente tem que agradecer a todas as pessoas que apostaram no nosso projeto, os nossos patrocinadores, apoiadores, ao governo do estado, ao senador Davi, parabéns pelo grande espetáculo que foi o Carnaval de 2025, e 2025 foi de Piratas Estilizados, a gente merecia há muito tempo, mas esse ano é nosso", destacou.

No Grupo de Acesso, quem levou o título foi a Unidos do Buritizal, que vai desfilar no Carnaval de 2026 no grupo especial. Já a Império da Zona Norte retorna ao Grupo de Acesso.
A Unidos do Buritizal desfilou este ano com o enredo "Sou caboclo ribeirinho, de corpo, alma e verdade. Sou Macapaba, eis a minha identidade", e o título foi festejado pelos brincantes e pelo presidente Marcílio Suplier.
"Unidos do Buritizal veio para mostrar o seu trabalho, trabalhamos dia e noite para que pudéssemos obter esse resultado, e nós mostramos como se faz carnaval juntamente com a nossa comunidade. Obrigado a toda a comunidade sangue azul", afirmou.
Contestado pela Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, que contava com a conquista do título desde 2014, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá, Jocildo Lemos, confirmou o resultado dos dois grupos do Carnaval e homologou o que foi decidido pelos jurados com a entrega da premiação.
“O resultado está mantido, todos viram a apuração, não tem como a Liga fazer outra coisa, nós vamos homologar o resultado e fazer a entrega dos troféus e premiação.”
A escola campeã do Grupo de Acesso terá uma premiação de R$ 10 mil. Já a campeã do Grupo Especial receberá como prêmio R$ 15 mil.
A relação completa da classificação das escolas de samba de Macapá, do Grupo Especial e de Acesso, está disponível nas redes sociais da Liesap: @liesapoficial.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments