top of page

"Piquenique Terapêutico" é promovido pelo Governo do Estado para familiares e pacientes do Caps Gentileza

Marcelo Guido


PEQUINIQUE

A atividade tem como objetivo combater o estigma e a exclusão de pessoas em situação de sofrimento psíquico


Para comemorar o Dia Internacional da Saúde Mental e promover a inclusão e socialização dos pacientes na sociedade, o Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e do Centro de Atenção Psicossocial Gentileza (Caps), promoveu na manhã desta terça-feira (15) uma atividade denominada “Piquenique Terapêutico”.


Além de unir todos, uma série de atividades que já fazem parte do tratamento terapêutico promovido pela instituição foi oferecida aos pacientes, com rodas de conversa e outras dinâmicas.


Zenia Gomes, gerente do Caps Gentileza, falou sobre a importância que a atual gestão tem dado à questão da saúde mental no Amapá.


“O Governo do Estado está com um olhar diferenciado, atento à promoção e ao cuidado com a saúde mental. É um assunto muito abordado, e ele não poderia deixar de assumir sua responsabilidade com esse tema, com esse propósito, que é a saúde mental da população do Estado do Amapá”, declarou.

A psicóloga Natalia Nobre, que atua no Caps Gentileza, reconhece a dificuldade de trabalhar com pacientes que apresentam transtornos e perdem sua autonomia, mas afirma que atividades extramuros, como essa, são de grande ajuda no tratamento.


“Com essas atividades extramuros, buscamos que eles desenvolvam novamente sua autonomia, que estejam inseridos na sociedade e participem do que está ocorrendo na cidade. Hoje, em especial, trouxemos os pacientes à Praça Floriano Peixoto com o objetivo de fazer alusão ao dia 10 de outubro, que é o Dia Internacional da Saúde Mental. Realizamos aqui uma atividade física, que também é essencial para que eles possam manter a saúde mental estável. A atividade física é fundamental, e trazer os pacientes para esse espaço arborizado e bonito, que é a Praça Floriano Peixoto, foi uma escolha essencial para que fiquem bem, o que é o nosso principal objetivo no Caps: que nossos pacientes estejam bem e inseridos na sociedade”, explicou.

A atividade busca combater o estigma e a exclusão de pessoas em sofrimento psíquico, defendendo o cuidado e o tratamento humanizado. O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado no dia 10 de outubro.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page