Janete Carvalho

Durante as escavações para a construção de novos espaços na residência governamental do estado do Amapá, especialistas contratados pelo governo, para transformar a casa oficial em um “Parque Residência”, identificaram artefatos que remetem ao período do início da ocupação da área.
O arqueólogo e coordenador dos estudos, Kleber Souza, ressalta que a casa foi construída originalmente em um sítio arqueológico. As pesquisas foram necessárias para a realização da obra, respeitando a preservação do patrimônio histórico, conforme solicitação do Governo do Amapá.
“O nosso trabalho é fazer a supervisão das obras, a obra não parou, então, tudo que envolve, que está fora da edificação e que está relacionado ao desenvolvimento de solos, a arqueologia vem acompanhando. Além disso, existem áreas externas, onde vai ser instalado o Playground, o anfiteatro, que vão precisar de um trabalho mais aprofundado. A gente está fazendo as escavações arqueológicas para liberar essas áreas”.
Seguindo o andamento da obra, os estudos são realizados no local, conforme as normas de preservação do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan). Os achados são raridades e bem significativas, como moedas, cachimbos, entre outros, como explica o arqueólogo Kleber Souza.
“Durante a realização dessas atividades, a gente começou a encontrar bastante material histórico relacionado ao século XVIII, associado à Vila de São José de Macapá, esse período de 1761. Inclusive, encontramos uma moeda datada de 1775, associada a vários contextos, inclusive uns que tratam sobre essas relações comerciais de trocas que aconteceram ali, com cachimbos de origem holandesa, de matéria-prima caolí, e também cachimbos locais, confeccionados pelas pessoas aqui. A gente tem encontrado também cerâmica em contexto de escravidão e cerâmica indígena, além de louças europeias. Todas essas evidências ainda vão ser analisadas e irão para o laboratório para que possamos trazer mais informações. A gente espera que, com a ampliação da escavação, novos resultados venham a aparecer, quem sabe até contextos de práticas ritualísticas das sociedades indígenas. Sabemos que ali é um cemitério indígena também, que foi encontrado em 1948.”

O material encontrado será armazenado na reserva técnica do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá (Cepap) da Unifap. Passará ainda por um processo de estudo e análise, higienização, catalogação e, posteriormente, será feita a publicação de relatórios dos resultados dessas pesquisas.

O projeto de transformar a antiga Casa Oficial do Governador em um "Parque Residência" vai possibilitar que Macapá ganhe, além de um novo ponto turístico, um lugar de resgate histórico e cultural.
コメント