top of page

Público amapaense ganha três dias de programação cultural com o ‘Amapá Jazz Festival’

Juliana Fernandes


FESTIVAL JAZZ

As apresentações acontecem em frente à Casa do Artesão, em Macapá


O Amapá Jazz Festival 2024 é realizado na Casa do Artesão, com uma programação que traz atrações regionais, nacionais e internacionais durante os três dias de evento, que começou nesta quinta-feira (24) e se encerra no sábado, dia 26 de outubro. Neste ano, o evento, que surgiu a partir das ‘Quintas do Jazz’, comemora sua décima sexta edição com o tema ‘Amapá Jazz Festival: música e cultura na frente da cidade’.


O festival é considerado uma tradição para o público amapaense e conta com o apoio do Governo do Estado. A secretária de Cultura, Clicia Di Miceli, destaca esse incentivo e a programação do evento.


“Esse festival foi idealizado por Finéias Nelluty, um grande artista da música amapaense, e o governo do estado é parceiro dessa iniciativa. Essa gestão tem como marca apoiar as iniciativas culturais. O Amapá Jazz Festival já é uma tradição desde 2010 e, este ano, acontece em frente à Casa do Artesão, um espaço público de gestão estadual e ponto turístico da nossa cidade. De frente para o Rio Amazonas, esse cenário agrega valor a este grande evento, que recebe artistas da cena musical instrumental do Amapá, além de artistas nacionais e internacionais. Este evento está no calendário da música instrumental e, a cada ano, cresce em formato e na quantidade de artistas envolvidos, sejam eles locais ou convidados”, explicou a secretária.

A secretária também destaca que a temática deste ano valoriza a “frente da cidade” como forma de homenagear e celebrar as belezas da Amazônia.


“É muito importante que os produtores tenham essa sensibilidade. Esta edição dá ênfase à Amazônia, que é um tema de destaque mundial. É gratificante ver o mundo preocupado com nossa região, mas mais importante ainda é o amazônida, o amapaense, estar integrado a essa construção, com o sentimento de pertencimento e a consciência de como cuidar desse patrimônio. Cada atividade que se associa a essa temática é essencial. A edição deste ano celebra a preservação e a força da Amazônia”, conclui.

As apresentações de jazz acontecem em frente à Casa do Artesão, a partir das 19h. São três noites especiais de música instrumental produzida na Amazônia, com convidados que interagem com essa sonoridade típica do Amapá e da região Norte.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page